Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BANNER MOBILE
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
SAÚDE UMUARAMA
PRONTO ATENDIMENTO A PACIENTES CARDÍACOS
PA 24h adquire moderna plataforma que agiliza o diagnóstico de suspeita de infarto
Publicado em 22/05/2024 às 13:20 Italo
PRONTO ATENDIMENTO A PACIENTES CARDÍACOS

A unidade de Pronto Atendimento 24h de Umuarama vem utilizando há cerca de 50 dias um equipamento que auxilia no diagnóstico de suspeita de infarto, para pacientes que procuram a emergência apresentando dores no peito ou outros sintomas. Após avaliação clínica, diante do quadro apresentado, o médico pode solicitar o exame – feito com o sangue do paciente – e em 10 minutos terá uma avaliação precisa sobre o nível de troponina, uma enzima cardioespecífica liberada em situações de injúria/lesão no miocárdio.

Até o final de março deste ano, os exames eram realizados em laboratório. “Quando recebíamos um paciente com quadro cardíaco o médico solicitava o exame e ficávamos na dependência do laboratório vir ao PA, recolher a amostra de sangue, levar para o exame e só após duas ou três horas o resultado chegava”, explicou o coordenador do Pronto Atendimento, Anderson Luís Candiani.

Com o equipamento, o diagnóstico pode ser muito mais rápido. “O exame fica pronto em menos de 10 minutos. Para um paciente cardíaco, esse tempo pode fazer muita diferença. Dependendo do caso ele pode ser transferido de imediato para uma unidade especializada e receber mais rapidamente o atendimento adequado”, acrescentou.

Além da rapidez no resultado, o exame realizado no PA – com o uso da plataforma automática para testes imunocromatográficos por fluorescência – é mais sensível e preciso, com nível de confiabilidade 100 vezes mais elevado. O equipamento é capaz de fazer a leitura a partir da escala 0.001, enquanto os exames anteriores tinham escala 0.1. Todo o processo de preparo, incubação e leitura do teste é feito automaticamente pela máquina, que ao final imprime o resultado.

Com um exame tão criterioso em mãos, o médico tem mais segurança para liberar o paciente ou encaminhá-lo para o atendimento especializado na unidade de referência cardíaca. “Nossa equipe foi treinada para utilizar o equipamento e os testes foram iniciados no dia 29 de março último. Até o momento já foram realizados 340 exames na plataforma”, completou o coordenador do PA.

O prefeito Celso Pozzobom defende a modernização de equipamentos, processos e serviços e a qualificação constante dos servidores, “ainda mais na área de saúde, que mexe diretamente com a vida das pessoas”, disse. “Precisamos buscar formas de melhorar o atendimento na parte humana e também na tecnologia, para minimizarmos riscos e lidarmos de forma cada vez mais eficiente com a saúde da população. Por isso é importante investir na aquisição e uso de recursos tecnológicos modernos”, completou.

Após realizar licitação, o município adquiriu os testes de troponina ultrassensível e a empresa fornecedora se comprometeu a ceder em comodato o equipamento, que realiza o exame praticamente de forma automática. “O intuito é salvar vidas e esta plataforma com certeza vai dar mais segurança tanto para os profissionais médicos quanto para os pacientes”, finalizou o secretário municipal de Saúde, Edson Souza.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também