Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BANNER MOBILE
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
HOJE, DIA DO LIVRO:
A HISTÓRIA DOS PRIMEIROS TEMPOS DE UMUARAMA!
“Memórias de um Repórter” pode ser encontrado nas bibliotecas de todas as escolas, universidades e museus
Publicado em 23/04/2024 às 11:09 Italo
A HISTÓRIA DOS PRIMEIROS TEMPOS DE UMUARAMA!

Aproveitando o clima festivo comemorando o Dia do Livro, vale sugerir aos umuaramenses, principalmente aos mais jovens que nasceram na Capital da Amizade, uma agradável leitura para conhecer os primeiros tempos – antes e no período de fundação – da cidade.

A sugestão é dirigida, especialmente, aos professores e aos alunos: Trata-se do livro “Memórias de um Repórter”, que pode ser encontrado nas bibliotecas de todas as escolas primárias e secundárias e das faculdades de Umuarama; e em museus de Curitiba, Londrina e Maringá.

É importante ressaltar que ele foi escrito sem fins lucrativos, portanto nunca esteve à venda em livrarias e bancas de revistas. Para que tenham uma ideia do livro “Memórias de um Repórter”, transcrevemos na íntegra uma reportagem publicada pelo Portal OBemdito em 5 de janeiro de 2017, de autoria do jornalista Sérgio Santos:

‘MEMÓRIAS DE UM REPÓRTER’, PRIMEIRO LIVRO DE ITALO, REVISA A HISTÓRIA COM MAGISTRAL POESIA

Muitas cidades contam com 'guardiões da memória'. São pessoas devotadas a manter viva a história, a propagar os legados históricos e culturais para as gerações futuras. Umuarama é privilegiada, pois seu expoente nesse quesito é o jornalista ITALO FÁBIO CASCIOLA.

O que Italo nos entrega "de bandeja" em seu primeiro livro, “Memórias de um Repórter”, é fruto de décadas de pesquisa ininterrupta (só concebível àqueles que abraçam seu ofício com paixão e dele extraem algo extraordinário).

Seria errôneo afirmar que o craque da escrita, um dos mais profícuos e reconhecidos jornalistas do Estado, pioneiro do colunismo, "debuta" com tal obra. Afinal, a literatura permeia desde sempre seu trabalho e é mesmo sua verve, a partir do momento em que passa a redigir páginas imortais impressas nas páginas do Umuarama Ilustrado.

É como o próprio autor define na apresentação: "Boa viagem pelo túnel do tempo!".

Mas, para além da nostalgia, “Memórias de um Repórter” busca refletir sobre algumas das mais emblemáticas questões do presente, a fim de que "todos tenhamos um lugar ainda mais fraterno para viver no futuro".

Desnecessário dizer mais. Uma edição caprichada, com belíssimo acabamento, que sem a pretensão de estabelecer uma linha temporal cronológica, situa poética e criticamente a trajetória desse pedacinho de Paraná que tão bem sabe acolher a todos.

VINTE CRÔNICAS IMPERDÍVEIS

Nota explicativa: Trata-se da edição piloto (não está à venda) de uma série de 10 volumes. Acabamento de primeira, capa dura, formato 25x25cm, São 180 páginas de histórias enriquecidas com fotos raras da época da abertura, fundação e colonização (década de 1950), impressas em cores e em papel de alta qualidade.

Como não possui fins lucrativos, está à disposição de leitura e pesquisas exclusivamente nas escolas, bibliotecas e museus históricos.

TEXTO: Sérgio Santos

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também