Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BANNER MOBILE
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
CUIDADO COM ELES...
VEJA A DIFERENÇA ENTRE PERNILONGO E MOSQUITO
Existem vários tipos de mosquitos e pernilongos... Mas o Aedes aegypti é o único que transmite a dengue!
Publicado em 23/04/2024 às 10:59 Italo
VEJA A DIFERENÇA ENTRE PERNILONGO E MOSQUITO

Muitas pessoas têm grande dificuldade em identificar se um mosquito é um Aedes aegypti ou outro mosquito qualquer, e a dúvida maior é em relação ao pernilongo, pois os dois são insetos de aparência bem similar. Mas há diferenças significativas que vale a pena observar para evitar a proliferação do mosquito da dengue e se proteger de picadas também.

De acordo com a Agência Brasil, o mosquito da dengue e o pernilongo são parecidos, mas são mosquitos de famílias diferentes. Enquanto o primeiro é o Aedes aegypti, o pernilongo (ou muriçoca, como é conhecido em algumas regiões brasileiras) é o Culex quinquefasciatus – que é comum em regiões mais quentes das Américas, Ásia, África e Oceania.

É possível identificar cada um deles quando estão em repouso, parado em algum local, ou até “em ação”, voando ou picando alguém. Veja as quatro dicas a seguir:

Para identificar qual mosquito você está vendo é preciso observar primeiramente as cores, pois são bem diferentes. O site da Agência Brasil explica que ao contrário do Aedes aegypti, que possui o corpo preto e cheio de listras brancas, o pernilongo, por sua vez, tem uma coloração marrom uniforme.

Um ponto também importante para observar é o tamanho do mosquito: o da dengue é menor, tem cerca de 3 a 4 milímetros como dito acima. Já o Culex quinquefasciatus é maior e possui de 5 a 7 milímetros.

É importante também estar atento em relação aos hábitos de voo, que é algo que os diferencia bastante.

O mosquito da dengue costuma estar ativo e picar especialmente de manhã e no final da tarde, enquanto ainda há luz, como explica o site do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas da Argentina (Conicet) Conicet.

Além disso, o Aedes aegypti é mais veloz e silencioso. Os pernilongos, por sua vez, possuem um hábito bem diferente e preferem agir à noite, a partir das 18h e não são nada silenciosos, costumam fazer um “zumbido” e incomodar as pessoas com seus ruídos à noite.

Outra diferença é quanto à picada de cada um desses mosquitos. A do pernilongo deixa um pequeno calombo avermelhado e essa marca provoca coceira. Porém, a picada do mosquito da dengue não deixa marcas e também não provoca coceira no local, conforme explica a Agência Brasil.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também