Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banne topo
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
DE OLHOS NO CÉU:
CHUVAS DE METEOROS EM ABRIL E MAIO!
Esses corpos celestes que passam pelo Sistema Solar podem ser vistos a partir de agora até maio...
Publicado em 16/04/2024 às 13:32 Italo
CHUVAS DE METEOROS EM ABRIL E MAIO!

Neste mês, será possível assistir a duas chuvas de meteoros no Brasil: Pi Pupídeos e Eta Aquáridas. A segunda é considerada uma das maiores do ano. A chuva conhecida como Pi Pupídeos atinge seu ápice em 15 de abril, mas os meteoros poderão ser vistos até dia 28 de abril. Já a Eta Aquáridas estará visível entre 16 de abril e 28 de maio, com maior intensidade em torno de 5 de maio.

Imagens divulgadas pelo Observatório Espacial Heller & Jung mostram uma sobreposição de 146 meteoros registrados entre 29 de março e 11 de abril, incluindo fragmentos das chuvas Pi Pupídeos e Eta Aquáridas, além de meteoros de cometas e asteroides não identificados.

O professor Carlos Jung, do Observatório Espacial Heller & Jung, disse em entrevista ao Estadão que os corpos celestes que passam pelo Sistema Solar podem deixar fragmentos que passam a orbitar o Sol. Quando a Terra cruza com esses meteoros, sua gravidade os atrai, resultando nas chamadas “chuvas de meteoros”.

A chuva Pi Pupídeos se origina dos destroços deixados pelo cometa 26P/Grigg-Skjellerup, enquanto a Eta Aquáridas resulta dos detritos deixados pelo cometa 1P/Halley. Durante o pico desses fenômenos, são esperados 40 meteoros por hora na Pi Pupídeos e 50 meteoros por hora na Eta Aquáridas, com uma velocidade média de 66 km/s.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também