NASA INVENTA SUPERSÔNICO SILENCIOSO!
O termo avião espacial evoca todos os tipos de imagens e a NASA, com seu novo X-59 (até o nome parece misterioso), eles definitivamente não decepcionaram. A nova aeronave da NASA supersônica silenciosa foi projetada para minimizar o estrondo sônico que cria quando ultrapassa a velocidade do som.
Ele voará a 1,4 vezes a velocidade do som e está programado para seu voo inaugural ainda este ano. O avião é resultado de um projeto conjunto entre a NASA e a Lockheed Martin e tem um objetivo simples, mas ambicioso. O sonho é revolucionar as viagens aéreas produzindo uma nova geração de jatos comerciais que possam viajar mais rápido que a velocidade do som.
É importante notar que esta será a próxima geração de aeronaves supersônicas porque o Tupolev TU-144 (voo inaugural em 31 de dezembro de 1968) e o Concorde (voo inaugural em 2 de março de 1969) foram os primeiros.
O vôo supersônico é a capacidade de voar a velocidades superiores à velocidade do som. O valor da velocidade do som varia de acordo com a densidade do ar, mas ao nível do mar é de 1.224 km/hora. Voe mais devagar que isso e o vôo será subsônico, voe mais rápido e ele se tornará supersônico. Aeronaves que rompem a barreira do som produzem o famoso estrondo sônico, mas isso não ocorre no momento em que um objeto atravessa a barreira do som.
O design do X-59 parece saído de um filme de ficção científica. Tem 30 metros de comprimento e 9 metros de largura. Tem um nariz fino e cônico que ocupa cerca de um terço do comprimento total e espera-se que interrompa significativamente as ondas de choque que criam o estrondo sônico.