CAMINHADA ECOLÓGICA DE UMUARAMA EM JUNHO
Um dos mais tradicionais eventos de Umuarama, a Caminhada Ecológica chega a sua 22ª edição em 2024 com uma série de novidades e já tem data marcada: será no domingo 22 de junho. A começar pela rota, que este ano deverá deixar de ter a Estação de Captação da Sanepar, na Estrada Jaborandi, como ponto de chegada. O trajeto tradicional – seguindo pela Estrada Jaborandi – tem extensão total de 7.700 metros.
O horário para início do passeio ecológico também será antecipado para as 7:30 horas e a Comissão Organizadora trabalhará para oferecer a maior premiação da história do evento, que faz parte das comemorações do aniversário de Umuarama.
A coordenação da Caminha Ecológica é uma realização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente em parceria com o Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região, Sanepar e Sesc. “A Estação de Captação da Sanepar está passando por reformas e essas obras não ficarão prontas antes de junho. E na situação em que se encontra, não suportaria todo movimento de pessoas no local, que é uma área de proteção permanente”, observa o prefeito Celso Pozzobom.
Porém, Pozzobom tranquiliza os participantes com relação à nova rota e o novo destino. “Nossa cidade é riquíssima em atrativos naturais e, como a Caminha Ecológica é um evento que tem esse objetivo de reunir conscientização ambiental e atividade física, seguramente teremos outros caminhos muito interessantes para serem explorados. Dentro de mais alguns dias já iremos anunciar”, observa.
Além da Secretaria de Meio Ambiente e do Sindicato dos Bancários, o evento tem apoio oficial do Sesc/Umuarama, da Sanepar, do Tiro de Guerra 05-012 e das secretarias municipais de Educação, Saúde e de Esporte e Lazer, além do Meio Ambiente. “Também sempre temos todo respaldo da Guarda Municipal e dos Agentes de Trânsito da Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana) e efetivo da Polícia Militar. E há espaços para mais parceiros e patrocinadores: basta entrar em contato com o Sindicato dos Bancários”, indica Fernanda.