Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BANNER TOPO
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - CAMPANHA IPTU 2024 MOBILE
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - MOBILE RODAPE
EDIÇÃO ESPECIAL DE NATAL
QUAL É A ORIGEM DO NOME ‘MISSA DO GALO’?
A principal é realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e é conduzida pelo próprio Papa!
Publicado em 19/12/2023 às 18:43 Italo
QUAL É A ORIGEM DO NOME ‘MISSA DO GALO’?

A Missa do Galo é uma tradição muito antiga da Igreja Católica e consiste basicamente em uma celebração que é realizada à meia-noite na véspera de Natal, isto é, na passagem do dia 24 para o dia 25 de dezembro. É uma cerimônia que celebra o nascimento de Jesus Cristo, evento que, de acordo com a tradição católica, aconteceu em 25 de dezembro.

A principal Missa do Galo é realizada na Basílica de São Pedro, localizada no Vaticano, e é conduzida pelo próprio papa, por isso costuma ser televisionada para milhões de pessoas em todo o mundo. A Basílica de São Pedro, no Vaticano, recebe milhares de pessoas para assistirem à Missa do Galo. Outras missas do tipo são realizadas em diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil.

QUAL A ORIGEM DESSA MISSA NATALINA?

A verdade é que existe uma série de teorias que tentam responder a essa pergunta. O termo só é utilizado nos países que falam português e espanhol. Em outros idiomas, como o inglês, o alemão e o italiano, a Missa do Galo é conhecida genericamente como “Missa da Meia-noite”.

Uma das teorias que se objetiva explicar a origem do termo diz que, durante o nascimento de Jesus, um galo cantou e isso foi interpretado como um sinal, revelando a anunciação de Jesus Cristo.

Ainda há a teoria relacionada à região da Península Ibérica, a qual narra que camponeses de Portugal e Espanha tinham como costume levar galos para a missa de Natal. Outras teorias dizem que o nome deriva do fato de que peregrinos que iam até Belém, na época do Natal, chegavam na cidade na hora em que o galo cantava.

A última e uma das mais famosas teorias sugere que a missa leva esse nome por causa de uma fala de seu criador, o papa Sisto III. Diz-se que ele anunciou a criação de uma missa para celebrar o nascimento de Jesus “na hora em que o galo cantasse”.

QUEM FOI O CRIADOR DESSA MISSA?

Segundo registros históricos, o criador da Missa do Galo tenha foi o já mencionado papa Sisto III, em algum momento do século V. Alguns dizem que São Telesfóro, em 143, foi o criador dessa missa, porém essa última hipótese é mais difícil de acreditar, uma vez que no século II, até onde se sabe, não existia comemoração do Natal no calendário dos cristãos.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - All In tenis
Anúncio - LATERAL NOVO
Comentários
Veja também