Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner mobile rodape
EDIÇÃO ESPECIAL DE NATAL
PRESÉPIO, O VERDADEIRO SÍMBOLO NATALINO!
Ele surgiu com São Francisco de Assis em 1223, há exatamente 800 anos!
Publicado em 19/12/2023 às 17:31 Italo
PRESÉPIO, O VERDADEIRO SÍMBOLO NATALINO!

A tradição do presépio – único símbolo natalino baseado nos Evangelhos – surgiu com São Francisco de Assis em 1223, há exatamente 800 anos. Após visitar Greccio, cidadezinha ao Norte da Itália, ele decidiu reproduzir o cenário do nascimento de Jesus Cristo em uma caverna, como forma de levar os fiéis a refletirem sobre a humildade e a força do nascimento do Salvador.

Frei Luiz Felipe Camargo, da Igreja Matriz São Francisco de Assis, relata que a data (800 anos do primeiro presépio) transformou-se em um presente para os cristãos católicos, que podem ser beneficiados com a chamada ‘Indulgência Plenária’ que, segundo ele, significa “o perdão e o apagamento das penas espirituais do pecado”.

Para conquistar a graça da indulgência plenária, neste ano de 2023, os católicos devem visitar o presépio após cumprirem certos sacramentos, como explica Frei Felipe. “É preciso realizar a confissão, a comunhão e rezar pelo Papa Francisco – um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai – de preferência no mesmo dia, mas se acaso não puder, que seja feito em um período de 20 dias, que pode ser antes ou depois da visita ao presépio”, detalha.

O frei relata que o 8º Centenário da criação do Presépio levou o Papa Francisco a conceder o privilégio da Indulgência Plenária por meio da Penitenciaria Apostólica. “Até o dia 2 de fevereiro de 2024, na Festa da Apresentação do Senhor, os fiéis podem renovar as promessas de consagração a Deus e, visitando o presépio aqui da Matriz, por exemplo, refletir sobre a permanente recordação do mistério da Encarnação que São Francisco desejou que todos enxergassem e revivessem o Nascimento de Jesus”, explica.

RECONCILIAÇÃO COM DEUS

Seguindo as orientações dadas pela Igreja, algumas circunstâncias devem ser atendidas para que a indulgência seja concedida a um fiel. “Além de confessar, é preciso rejeitar qualquer apego ao pecado e a visita à igreja deve ser feita sob cuidado dos franciscanos e rezar diante de um presépio no período em que a graça for concedida”, relata.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também