Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
TECNOLOGIA
Primeiros cães-robôs chegam ao Brasil!
Eles têm quatro pernas articuladas e são dotados de inteligência artificial
Publicado em 06/11/2023 às 16:48 Italo
Primeiros cães-robôs chegam ao Brasil!

Dois cães-robôs da Boston Dynamics chegaram ao Brasil para atuar em ações rotineiras da Itaipu Binacional no início desta semana. Produzidos pela empresa estadunidense especializada em robótica, os dispositivos contam com inteligência artificial, câmeras, microfones e sensores que irão auxiliar na detecção de anormalidades em áreas críticas e de difícil alcance, visando evitar risco à vida humana em operações perigosas da usina hidrelétrica. Toda a operação do robô será feita a distância, via tablet, e as informações captadas serão enviadas por conexão 5G.

Conhecido como Spot, o robô possui quatro patas articuladas e consegue se locomover em diversos tipos de terrenos. O dispositivo consegue carregar até 14 kg, ajusta sua rota de translado conforme encontra obstáculos pelo caminho e pode se autocorrigir em caso de queda.

Os cães-robôs serão aplicados em operações manuais e missões autônomas em situações diversas, que vão desde canteiros de obras e laboratórios de pesquisa até centrais elétricas e pólos petroquímicos. Os cães-robôs também auxiliam em ações de resgates de emergência. Além da coleta de informações visuais prévias e vitais para a preparação das equipes de resgate, eles podem transportar kits médicos em situações de difícil acesso humano.

Esses são os primeiros cães-robôs a serem usados em uma empresa do setor no Brasil e, de acordo com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que faz parte do convênio de aquisição dos robôs com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a chegada dos Spots ao país pode impulsionar a aplicação mais abrangente do 5G no território. Para a implantação da tecnologia, será usada uma rede 5G privada no PTI.

SPOT, O CÃO-ROBÔ

+ O robô é fabricado pela Boston Dynamics, tem quatro pernas articuladas e é dotado de inteligência artificial. Isso permite que ele tenha maior mobilidade do que outros tipos de equipamentos com rodas ou esteiras.

+ Para otimizar a precisão das atividades, o cão-robô conta com diversos sensores, câmeras e microfones conectados à 5G, rede que permite menor latência, ou seja, menor tempo de resposta aos comandos.

+ Ele é utilizado para detectar anormalidades em áreas de difícil acesso.

+ O Spot pode ser controlado por meio de um tablet e cumprir operações manuais ou autônomas.

+ Ele pode carregar até 14kg e opera com replanejamento dinâmico em torno de obstáculos e autocorreção, em caso de queda, segundo informações do portal Tele.Síntese.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

 

Anúncio - Instituto do Coração Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também