Primeiro disco dos Beatles vale uma fortuna!
Na história da música universal o valor mais alto pago por um disco de lançamento corresponde ao álbum The Beatles, também conhecido como “The White Album”, lançado em 1968. Os artistas integrantes do famoso quarteto – John Lennon, Paul McCartney, Ringo Star e George Harrison - e executivos do seu estúdio receberam uma edição especial de “The White Album”, marcada com números de série.
The Beatles No. 0000001 pertenceu anteriormente ao próprio Ringo Starr e foi mantido em um cofre de banco por quase 35 anos. Depois de tanto tempo preservado, o disco de vinil (um long-play) foi vendido em leilão durante uma instituição de caridade por - presta bem atenção - $910.000! Por essa milionária soma ele mereceu destaque no Livro dos Recordes do Guinness como o disco mais caro de todos os tempos!!!
WHITE ALBUM, O DISCO MAIS ICÔNICO DOS BEATLES
O White Album tem uma história surpreendente e se tornou peça icônica na trajetória dos quatro cabeludos. Com um repertório de estilos variados, que vai do blues ao ska, o quarteto de Liverpool lançou o décimo disco. Composto por 30 faixas bastante ecléticas, é um álbum duplo (ou seja, tem dois long-plays envelopados dentro da capa dura) e foi o primeiro a ser produzido pela própria gravadora da banda, a Apple Records.
O único álbum duplo da discografia dos Beatles, o White Album, foi lançado em 22 de novembro de 1968 e fez estrondoso sucesso. Logo após o lançamento, foi imediatamente para o 1º lugar das paradas do Reino Unido e lá permaneceu por 7 semanas consecutivas na posição. E nos Estados Unidos o sucesso foi ainda mais expressivo do que no seu país de origem: o disco vendeu 3,1 milhões de cópias em apenas 4 dias!!! Assim, tornou-se o disco mais premiado dos Beatles, com um total de 19 discos de platina!!! (ITALO FÁBIO CASCIOLA)