Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BANNER MOBILE
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner mobile rodape
MODERNA TERCEIRA IDADE
Cada vez mais conectados, 85% dos idosos usam Internet todos os dias
Pesquisa da Federação de Bancos (Febraban), revela que 85% usam a rede todos os dias!
Publicado em 14/08/2023 às 15:05 Italo
Cada vez mais conectados, 85% dos idosos usam Internet todos os dias

Quando pensar no perfil do usuário de redes sociais, não se deixe levar pelos estereótipos, porque a população idosa cada vez mais tem incorporado hábitos online na rotina diária. Segundo pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban-Ipespe), intitulada 'A Inclusão Digital dos Idosos", 85% destas pessoas dizem usar a Internet todos os dias ou quase todos os dias, e apenas 14% usam algumas vezes por semana.

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) aponta que o número de acessos dos usuários acima de 60 anos na Internet cresceu de 34%, em 2019, para 54% em 2022. Eles se conectam mais em busca entretenimento e serviços do que por motivos de saúde.

De acordo com a pesquisa da Febraban, 34% dos entrevistados acima de 60 anos usam a Internet para fazer consultas online, enquanto 75% usam serviços bancários digitais. Do total, 75% usam a Internet para assistir a vídeos via streaming. Além disso, 78% baixam aplicativos no celular, mas 85% utilizam a Internet para acessar as redes sociais.

A POPULAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ ENVELHECENDO

Segundo Priscila Vitório, especialista em Insights do Consumidor, outro ponto importante de atenção nesses dados é que a população brasileira também está envelhecendo. "Segundo as projeções mais recentes do IBGE, até 2060 um quarto da população brasileira vai ter mais de 65 anos, serão 58,2 milhões de idosos. Ou seja, cada dia mais a população sênior estará mais conectada, por isso é importante entender as necessidades individuais para garantir que os benefícios da transformação digital estejam acessíveis também para os idosos que já estão 'on' e começando a descobrir os benefícios da conectividade", explica.

Uma pesquisa global que inclui brasileiros, publicada no relatório do Tgi Trends, revela que, entre 2015 e 2022, houve um aumento significativo na proporção de adultos com mais de 65 anos usando as redes sociais por semana. O Facebook foi a principal delas, passando de 11% em 2015 para 67% em 2022.

Ou seja, para cada novo usuário do Facebook com idade de 15 a 24 anos, uma média de 6 novos usuários acima de 65 anos começaram a utilizar a plataforma no mesmo período, o que mudou radicalmente o perfil de idade da plataforma.

A pesquisa também aponta que 77% dos respondentes acima de 60 anos concordam que 'o mundo é melhor hoje em dia, com o avanço da tecnologia e os recursos digitais, que facilitam a vida das pessoas e as deixam conectadas mesmo à distância'. "Esses dados revelam o quanto é importante não duvidar da capacidade de adaptação digital da população de maior idade que, no Brasil, apresenta uma atitude favorável em relação às inovações tecnológicas. Falar da conectividade dos idosos não é uma tendência passageira", disse Priscila.

A especialista ressalta que a conexão dos idosos nas redes sociais também foi acelerada pela pandemia da Covid-19, mudando hábitos da rotina e a comunicação interpessoal. "Mudou drasticamente a forma como nos conectamos com o mundo, seja através de interações sociais ou realizando tarefas essenciais do dia-a-dia, como comprar, cuidar da saúde, buscar educação ou entretenimento. Não podemos negar que a conectividade trouxe mais autonomia e conveniência para o nosso dia-a-dia, inclusive para os idosos".

CINEMA E NOTÍCIAS

Hoje, a Terceira Idade também aproveita a Internet de outras formas. Os idosos deixaram de ir ao cinema, shows e de ter que ir às bancas comprar jornais e revistas (impressos), pois encontraram tudo que desejam na net que é o caminho menos longo e cansativo, mais prático e rápido: assistem muito Netflix, sites de música – especialmente vídeos de seus artistas preferidos no YouTube - e os portais de notícias com os quais ficam bem informados em tempo real.

Também se conectam em sites interessantes sobre religião, saúde e de utilidades domésticas. Há ainda os apaixonados por bibliotecas, que hoje estão felizes por encontrar seus livros preferidos na integra na internet sem precisar sair de casa e enfrentar grandes distâncias, pois elas geralmente estão situadas longe dos bairros nas cidades.

Outra facilidade para a Terceira Idade é poder fazer compras (delivery) no comércio, com entregas de seus pedidos na porta de suas casas sem sofrer carregando sacolas pesadas. Idem também para encomendar refeições, lanches e guloseimas. Todos estão felizes em poder ‘viver no futuro’ a realidade da tecnologia que não existia no passado, nos tempos de sua juventude e ‘adultice’. O passado passou!!! (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também