Mais uma grande obra: Asfalto na Estrada Canelinha
A maior parte da Estrada Canelinha já pode ser percorrida sobre pavimento asfáltico. A Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos atualizou o andamento da obra, nesta quinta-feira, 10, e informou que 4.200 metros já estão asfaltados – do total de 6 mil metros de extensão, contratados com a empreiteira vencedora da licitação destinada à execução da obra.
O volume totaliza 67,52% do total do serviço e a expectativa é de que a pavimentação seja concluída dentro do prazo definido em contrato, que vai até 23 de outubro. “Pode ocorrer atraso, devido a intempéries climáticas ou algum imprevisto, mas até o momento a obra segue dentro do cronograma”, informou o engenheiro Jefferson Oncken da Silveira, responsável pelo acompanhamento e fiscalização da obra.
A ocorrência de chuvas tem sido o único motivo de atraso no andamento. Em razão de precipitações climáticas, o serviço de terraplanagem e pavimentação costuma sofrer paralisação por alguns dias, até que o solo seque – é o caso desta semana, por exemplo, em razão das chuvas de terça e quarta-feira desta semana.
A grama lateral – que faz parte de outro contrato, com recursos federais – também vem avançando gradativamente, protegendo o pavimento da ação de erosões. O secretário de Obras, Renato Caobianco, informou que o trecho que ainda não recebeu asfalto é o que conecta o novo pavimento com o asfalto já existe na extensão da rua São Nicolau, nas proximidades da subestação da Copel. “Na parte final a obra está praticamente pronta, aguardando apenas a sinalização. Até a grama já está enraizada”, afirmou.
MAIS ASFALTO
Recentemente o prefeito Celso Pozzobom reuniu proprietários de sítios e chácaras localizados às margens da Estrada Canelinha para manifestar a intenção de pavimentar o trecho final da estrada, até a ponte sobre o rio Pinhalzinho, na divisa de Umuarama com o município de Cruzeiro do Oeste, e eles se animaram com a possibilidade.
Os moradores manifestaram aprovação unânime, inclusive em participar do rateio dos custos para o asfalto no trecho, conforme determina o programa municipal de pavimentação de estradas rurais. “Vamos tentar o máximo de recursos para repassar o mínimo possível de custos aos proprietários rurais. A obra valoriza as propriedades e ajuda a desenvolver a atividade agropecuária e de lazer, já que temos muitas chácaras naquela região”, acrescentou.
Pozzobom destacou que realizar a obra em conjunto reforça a parceria do município com os produtores rurais, levando mais conforto, segurança e qualidade de vida aos moradores. Disse ainda que está buscando recursos por meio de emendas e repasses do Estado, além de estudar uma participação maior da equipe e maquinário próprio para reduzir a participação financeira dos produtores. A intenção é encaminhar o projeto para licitação ainda este ano e iniciar a obra no começo de 2024.