Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
SEM COMEMORAÇÃO!
O 26 de Junho ofuscou uma data histórica: o 25 de Julho
É o dia da emancipação, mas não é feriado na Capital da Amizade
Publicado em 25/06/2023 às 10:30 Italo
O 26 de Junho ofuscou uma data histórica: o 25 de Julho

O dia 25 de julho é uma data importante no calendário oficial de Umuarama. Neste dia, a cidade marca mais um ano de emancipação política e administrativa. Fundada em 26 de junho de 1955, como distrito de Cruzeiro do Oeste, a cidade comemora 68 anos. Porém, só após a emancipação política e administrativa Umuarama deixou de pertencer ao vizinho município para iniciar sua história com as próprias pernas.

O dia 25 de julho figura no calendário oficial de Umuarama, mas não é comemorado festivamente como acontece com a data de fundação da cidade, que é um feriado municipal: 26 de junho. Ele apenas existe nos registros históricos, mas na cidade a vida segue normalmente todos os anos, com todos os setores da comunidade vivendo o seu cotidiano.

Curioso é observar que a maioria das cidades celebra a emancipação (quando um distrito vira município) com a mesma importância dos festejos na data da fundação.

A HISTÓRIA

O município foi criado pela Lei 4.245, de 25 de julho de 1960, assinada pelo governador do Paraná na época, Moysés Lupion. Portanto, em 25 de julho de 2023, Umuarama completa 63 anos de vida como cidade emancipada.

O município ainda conta com os distritos de Lovat, Serra dos Dourados, Santa Eliza, Vila Nova União e Roberto Silveira, além de pequenos povoados (como Nova Jerusalém).

A PRIMEIRA ELEIÇÃO

Em 8 de outubro de 1961 foi realizada a primeira eleição para eleger prefeito e vereadores de Umuarama, sob a égide da Comarca de Peabiru, presidida pelo Juiz de Direito Dr. José de Mello, sendo o primeiro prefeito eleito Hênio Romagnolli (gestão 1961-1965).

O município de Umuarama passou a ser sede de Comarca em 3 de agosto de 1963, pelo então desembargador Antonio Franco Ferreira da Costa, na ocasião, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná.

A Câmara Municipal foi instalada no dia 21 de novembro de 1961, em sessão de instalação que teve como presidente provisório o vereador mais velho da época, José Honório Ramos. O primeiro presidente da Câmara Municipal de Umuarama foi Otávio Barbosa da Silva eleito na mesma sessão.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também