Além de recursos mensais, SAAU receberá ração da Prefeitura
A Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau) recebeu nesta semana o primeiro lote de ração para filhotes de cães repassado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Há cerca de quatro meses o município já distribui ração para filhotes de gatos e ainda na tarde de terça-feira, 16, era aguardada a entrega de mais um lote com ração para cães adultos.
O repasse faz parte do apoio que o município fornecerá à entidade durante os próximos 12 meses, garantindo a alimentação dos cerca de 1.200 animais atendidos. Mesmo assim, a comunidade deve continuar contribuindo com doações.
A ração fornecida pelo município será suficiente para os animais que vivem atualmente na Saau, mas o número varia bastante e por isso é importante que se tenha estoques além das necessidades diárias.
Serão repassados mensalmente 4.620 kg de ração, sendo 60 kg para gatos filhotes e 900 kg para gatos adultos, 150 kg para cães filhotes e 3.510Kg para cães adultos.
“Esta era uma necessidade antiga da entidade que o prefeito Pimentel atendeu por meio de processo licitatório. A ração será entregue até o dia 10 de cada mês, visando garantir alimentação de qualidade aos animais abrigados. A quantidade, assim como a tabela nutricional da ração, foi repassada pela própria entidade”, disse a secretária municipal do Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani.
O convênio com o município dá a garantia de alimentação, mas as campanhas de arrecadação devem ser mantidas para ampliar a margem de segurança e assegurar que não falta alimento aos cães e gatos atendidos, recomendou a secretária. “A intenção do prefeito Hermes Pimentel é realizar novas licitações antes que os contratos se encerrem para que o fornecimento não corra o risco de ser interrompido”, acrescentou.
A secretária lembrou que além do repasse de ração, o município também destina R$ 34.664,76 mensais para despesas com salários e manutenção da entidade.
A Saau completou 26 anos de atuação em março deste ano e é uma das organizações não-governamentais mais conhecidas e respeitadas do Estado, no cuidado com animais em situação de abandono ou casos de maus tratos.
O termo de colaboração foi renovado recentemente, com validade de um ano, assegurando o repasse dos recursos mensais até abril de 2024. “Com esse recurso a Saau pode pagar pelos serviços veterinários, contábeis, compra de medicamentos e realizar até 50 castrações todos os meses”, reforçou o prefeito Pimentel.