Umuarama vai sediar fase regional dos Jogos Escolares do Paraná
Umuarama vai sediar, a partir da próxima sexta-feira (19), etapa regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs 2023), a maior competição esportiva escolar da América Latina, para alunos com idade entre 15 e 17 anos do Brasil. Mais de 2 mil pessoas – entre atletas, professores, treinadores, dirigentes esportivos e coordenadores – devem participar do evento, que será encerrado na quinta-feira da semana seguinte, 25 de maio.
O secretário municipal de Esporte e Lazer (Smel), Jeferson Ferreira (Jefinho), conta que virão alunos de 47 unidades educacionais de 19 municípios da região da Amerios para disputar em sete modalidades: futsal, vôlei, handebol, basquete, xadrez, atletismo e tênis de mesa. “As competições serão realizadas nos ginásios de esportes Amário Vieira da Costa, Mário Oncken, Parque Alphaville, Prof. Reginaldo Gomes da Cruz (Sonho Meu), Parque Jabuticabeiras e Unipar (campus III), além do Estádio Municipal Lúcio Pipino”, relata.
Por terem vencido a etapa municipal, atletas de oito colégios vão representar Umuarama nesta, que é a 69ª edição dos JEPs – Alfa (basquetebol masculino), José Balan (futsal feminino), Zilda Arns (futsal feminino), Bento Mossurunga (futsal masculino), Princesa Izabel (futsal masculino e voleibol masculino), Princesa Izabel (handebol feminino), Tiradentes (handebol masculino A e B), Global (voleibol feminino) e Pedro II (voleibol feminino e masculino).
Os Jogos Escolares do Paraná são realizados em Umuarama pelo Governo do Estado, por meio do Núcleo Regional de Educação, que firmou parceria com a Prefeitura, por meio da Smel. Gilmara Zanata, chefe do NRE, destaca que todos os jogos terão entrada gratuita. “Eventos esportivos como os Jogos Escolares, os Jogos Abertos, os Jogos da Juventude, os Jogos da Natureza e outros, promovidos por meio das secretarias de Estado do Esporte e da Educação, não apenas estimulam os estudantes a praticarem uma modalidade esportiva, como contribuem para a economia da cidade: restaurantes, bares, lanchonetes, supermercados, lojas e uma infinidade de outros estabelecimentos comerciais potencializam suas vendas nesse período”, comenta Gilmara.
Ela informa que a cidade vai receber atletas de Alto Paraíso, Alto Piquiri, Altônia, Cafezal do Sul, Cruzeiro do Oeste, Douradina, Esperança Nova, Francisco Alves, Icaraíma, Iporã, Ivaté, Maria Helena, Nova Olímpia, Perobal, Pérola, São Jorge do Patrocínio, Tapira e Xambrê. “A competição será para alunos matriculados na Educação Básica do Ensino Regular, Educação de Jovens e Adultos e Escolas Conveniadas”, explica.
Segundo o regulamento, as equipes e atletas classificados em 1º lugar em cada modalidade, prova, classe e sexo, da Fase Final dos Jogos Escolares, serão convocados pela Secretaria de Estado do Esporte/Paraná Esporte, para representar o Estado nos Jogos Escolares Brasileiros, organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar.
“Serão convocados ainda seis atletas e cinco técnicos da modalidade de atletismo para os Jogos da Juventude organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil”, ressalta Gilmara.