Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
ESPORTES
Umuarama vai sediar fase regional dos Jogos Escolares do Paraná
Equipes de 19 municípios vem à cidade para disputar várias modalidades
Publicado em 16/05/2023 às 07:54 Italo
Umuarama vai sediar fase regional dos Jogos Escolares do Paraná

Umuarama vai sediar, a partir da próxima sexta-feira (19), etapa regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs 2023), a maior competição esportiva escolar da América Latina, para alunos com idade entre 15 e 17 anos do Brasil. Mais de 2 mil pessoas – entre atletas, professores, treinadores, dirigentes esportivos e coordenadores – devem participar do evento, que será encerrado na quinta-feira da semana seguinte, 25 de maio.

O secretário municipal de Esporte e Lazer (Smel), Jeferson Ferreira (Jefinho), conta que virão alunos de 47 unidades educacionais de 19 municípios da região da Amerios para disputar em sete modalidades: futsal, vôlei, handebol, basquete, xadrez, atletismo e tênis de mesa. “As competições serão realizadas nos ginásios de esportes Amário Vieira da Costa, Mário Oncken, Parque Alphaville, Prof. Reginaldo Gomes da Cruz (Sonho Meu), Parque Jabuticabeiras e Unipar (campus III), além do Estádio Municipal Lúcio Pipino”, relata.

Por terem vencido a etapa municipal, atletas de oito colégios vão representar Umuarama nesta, que é a 69ª edição dos JEPs – Alfa (basquetebol masculino), José Balan (futsal feminino), Zilda Arns (futsal feminino), Bento Mossurunga (futsal masculino), Princesa Izabel (futsal masculino e voleibol masculino), Princesa Izabel (handebol feminino), Tiradentes (handebol masculino A e B), Global (voleibol feminino) e Pedro II (voleibol feminino e masculino).

Os Jogos Escolares do Paraná são realizados em Umuarama pelo Governo do Estado, por meio do Núcleo Regional de Educação, que firmou parceria com a Prefeitura, por meio da Smel. Gilmara Zanata, chefe do NRE, destaca que todos os jogos terão entrada gratuita. “Eventos esportivos como os Jogos Escolares, os Jogos Abertos, os Jogos da Juventude, os Jogos da Natureza e outros, promovidos por meio das secretarias de Estado do Esporte e da Educação, não apenas estimulam os estudantes a praticarem uma modalidade esportiva, como contribuem para a economia da cidade: restaurantes, bares, lanchonetes, supermercados, lojas e uma infinidade de outros estabelecimentos comerciais potencializam suas vendas nesse período”, comenta Gilmara.

Ela informa que a cidade vai receber atletas de Alto Paraíso, Alto Piquiri, Altônia, Cafezal do Sul, Cruzeiro do Oeste, Douradina, Esperança Nova, Francisco Alves, Icaraíma, Iporã, Ivaté, Maria Helena, Nova Olímpia, Perobal, Pérola, São Jorge do Patrocínio, Tapira e Xambrê. “A competição será para alunos matriculados na Educação Básica do Ensino Regular, Educação de Jovens e Adultos e Escolas Conveniadas”, explica.

Segundo o regulamento, as equipes e atletas classificados em 1º lugar em cada modalidade, prova, classe e sexo, da Fase Final dos Jogos Escolares, serão convocados pela Secretaria de Estado do Esporte/Paraná Esporte, para representar o Estado nos Jogos Escolares Brasileiros, organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar.

“Serão convocados ainda seis atletas e cinco técnicos da modalidade de atletismo para os Jogos da Juventude organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil”, ressalta Gilmara.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também