Primeira frota do mundo de ônibus sem motorista começa a rodar agora...
Em algumas semanas, os moradores da cidade de Edimburgo, capital da Escócia, poderão experimentar uma nova maneira de se locomoverem com o transporte público: os ônibus sem motoristas!
A novidade faz parte de um plano do governo local para tornar os veículos de direção autônoma cada vez mais comuns nas cidades.
Segundo anunciou a Stagecoach, maior operadora de ônibus do Reino Unido, responsável pelo projeto, os cinco veículos autônomos irão compor a primeira frota do mundo de ônibus sem motoristas.
O serviço, que visa transportar 10 mil passageiros semanalmente, terá inicialmente uma rota de circuito de 22,5 km - incluindo um trecho que passa pela Forth Road Bridge, um dos pontos turísticos mais conhecidos do país.
Os veículos possuem sensores que os permitem trafegar em estradas pré-selecionadas a até 80 km/h. Como o Reino Unido ainda não permite que carros totalmente sem motoristas rodem em vias públicas, a operação inicial dos ônibus vai acontecer com um motorista de segurança que irá acompanhar a viagem, mas não dirigir o veículo.
O Ministro dos Transportes da Escócia, Kevin Stewart, disse que o “projeto inovador e ambicioso” foi um “marco emocionante” que ajudará a Escócia a “estabelecer suas credenciais no cenário mundial” da tecnologia.
A iniciativa faz parte do Fundo de Mobilidade Inteligente do governo do Reino Unido, que visa acelerar a comercialização da tecnologia de transporte autônomo, com investimento de £ 100 milhões no setor. Com custo estimado em cerca de £ 6,1 milhões, o Projeto CAVForth é parcialmente financiado também pelo Centro de Veículos Autônomos e Conectados (CCAV), do Reino Unido, em parceria com a Innovate UK, agência que financia inovação na região.