Renas de Natal, as criaturas mágicas e bonitas que voam...
Muita gente não sabe o significado das renas que acompanham Papai Noel em suas viagens planetárias distribuindo presentes e alegria.
Afinal, o bom velhinho o tempo todo é o centro das atenções da festa.
Mas a grande verdade é que existem crianças e adultos que tem a maior curiosidade em conhecer o motivo delas serem co-protagonistas das aventuras natalinas sendo impossível de serem ignoradas, pois sem elas Noel não cumpriria sua missão.
Isso motiva a presenças delas nas decorações, nas histórias natalinas, nos emblemas e nas pinturas – quadros famosos, no cinema, no teatro e nas histórias em quadrinhos - os gibis. Viram até brinquedos e fantasias de festas infantis...
Para conhecer o significado da rena de Natal, devemos continuar investigando sobre estas criaturas mágicas que arrastam o trenó do Papai Noel.
Têm poderes mágicos e são voadoras. Nasceram graças ao poema do escritor Moore que, só deu esses poderes a oito delas: as quatro da esquerda são fêmeas (Cometa, Acrobata, Trono, Brioso) e os quatro da direita são machos (Cupido, Relâmpago, Bailarino, Brincalhão).
Em 1939, depois do conto de Robert L. Mays intitulado "Christmas Story" dá vida a uma nona rena chamada Rudolph (Rodolfo) que ficaria situado na frente do trenó e tem uma cor branca. Mas o seu conto estaria muito relacionado com uma lenda escandinava onde o Deus Odín tinha um cavalo branco de 8 patas que levava o Papai Noel com o seu ajudante, Black Peter, a distribuir presentes.
As histórias foram se fundindo e nasceram as 8 renas. Também se diz que os duendes são os responsáveis por cuidar e alimentar as renas. Repartem o tempo entre a produção de presentes e as renas.
Embora digamos que são criaturas mágicas, que voam, na realidade são animais de carne e osso, mágicos, mas que não voam. São de vital importância nos povos do Ártico onde realizam tarefas muito diversas. Fazem parte de comunidades indígenas e colaboram para os manterem quentes e vinculados com o resto do mundo.
Fazem parte da família dos cervos, com um pelo grosso e muito espesso para poderem enfrentar as baixas temperaturas.
São animais migratórios que vivem em rebanhos e quando começam as épocas mais frias podem fazer migrações de até 5.000 quilômetros.
Atualmente vivem na região ártica da América do Norte, Rússia, Noruega e Suécia. São animais pacíficos que se alimentam no estado selvagem de ervas, cogumelos, cortiças de árvores, etc. Basicamente são ruminantes, como a vaca ou a ovelha.