Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
DIA DAS CRIANÇAS
Brincadeiras ao ar livre ajudam os pequenos a conhecerem o mundo e a si mesmos
Cartago se uniu a Taise Agostini, pesquisadora em aprendizagem infantil, para incentivar contato entre pais, filhos e o “mundo externo”
Publicado em 06/10/2022 às 10:47 Italo
 Brincadeiras ao ar livre ajudam os pequenos a conhecerem o mundo e a si mesmos

Outubro, 2022 -- Entreter de maneira educativa, desejo de todos os pais, muitas vezes, esbarra na falta de tempo e na concorrência dos smartphones e tablets. Aproveitar o “mundo lá fora” é cada vez mais raro. No entanto, de acordo com Taise Agostini, pesquisadora em aprendizagem infantil, a interação com o meio ambiente faz com que a criança se sinta pertencente ao local onde vive, conheça outras culturas e outras formas de se expressar, além de estimular e proporcionar o desenvolvimento dos sentidos, a percepção dos limites, as potencialidades do corpo e a noção espacial. Esse contato pode ser implantado convidando-os a conhecer novos lugares e propondo experiências simples, como ouvir e discriminar os sons do ambiente e observar o céu.

“Pense que todo mundo precisa levar o lixo para a lixeira. Esse momento pode ser propício para respirar ar puro, caminhar na quadra, observar o céu e as árvores. Para quem possui animal de estimação, leve-o para passear no parque e aproveite esse momento. Troque as saídas de carro por caminhadas ou passeios de bicicleta, e encontre locais como parques, lagos, museus naturais”, sugere a especialista.

Em parceria com a Cartago, marca de sandálias da Grendene, Taise desenvolveu o livro “Brincando na Natureza”, que pode ser baixado gratuitamente, no qual a especialista criou um roteiro especial, aos moldes de “Destrua este Diário”, da americana Keri Smith, mas seguindo o tema “Ser Criança é Brincar”, idealizado pela Cartago, que traz o analógico como o principal apoio para um escape do mundo on-line. Cada página da publicação traz uma atividade diferente para que as crianças, acompanhadas pelos responsáveis, possam realizar interagindo com o ambiente. Elas vão desde desenhar os animais favoritos até colher as diferentes folhas de árvores caídas no chão, tudo usando a criatividade. Uma curiosidade é que os livros ficarão diferentes entre si, já que serão preenchidos subjetivamente.

“A partir das atividades propostas no livro, as crianças poderão vivenciar o ambiente e a natureza enquanto realizam diferentes brincadeiras, atividades de forma lúdica e divertida. Tudo isso sem deixar de desenvolver as habilidades como coordenação motora, atenção, socialização ou outras, de acordo com o direcionamento”, explica Taise. Neste mês das crianças, a especialista propõe algumas atividades que podem ser realizadas entre pais e filhos ao ar livre, a fim de fazer um resgate da infância e, ao mesmo tempo, ensinar. Confira:

Vôlei de toalha

Materiais: toalha e bola

Em um grupo de quatro pessoas, forme duplas. Cada dupla deverá segurar uma toalha esticada em um lado do campo, previamente delimitado. Uma dupla deverá iniciar jogando a bola para o time adversário. Para isso, deverão utilizar apenas o impulso gerado pelo movimento da toalha. Se não for possível formar duas duplas, brinque apenas em “um contra um” ou em um grupo pequeno, desde que seja possível deixar a toalha esticada para movimentar a bola.

Apito mágico

Peça para a criança dançar, correr pelo espaço, saltar ou outros exercícios que envolvam o movimento. Utilize um apito ou outro objeto sonoro. Sempre que a criança ouvir o som do apito deverá parar no local que está, em estátua.

Controle remoto

Em duplas, um deverá ser o controle remoto e poderá controlar os movimentos do corpo de seu colega ou amigo, sempre que encostar em alguma parte do corpo (como se fosse o botão de ligar e desligar). Por exemplo, ao encostar na:

- Cabeça: botão de sentar-se;

- Cotovelo: botão de virar para o lado;

- Pé: botão de rodar.

E assim consecutivamente, conforme os movimentos que desejar e definir previamente com a criança.

História -- Leco e os animais do mundo

Durante um passeio observe a natureza e explore os sentidos. Quando encontrar folhas, galhos secos ou outros elementos no chão, recolha-os e leve para casa. No canal “Taise Agostini”, no YouTube, é encontrada a ideia de uma história sensorial, “Leco e os animais do mundo” de autoria da especialista. Faça a impressão da escrita ou, então, utilize como modelo para confeccionar o próprio livro com a criança, usando a criatividade.

Sobre a Cartago

Criada em 2009, a Cartago chegou para inspirar e conectar as pessoas por meio das relações, do bem-estar e do acesso à moda, valorizando o conforto e a sustentabilidade, por meio do universo casual.

Loja Cartago | @sandcartago

Sobre Taise Agostini

Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga, influenciadora digital na área da educação. Realiza cursos e palestras para pais e professores.

Canal no YouTube: Taise Agostini, Instagram: @taiseagostini

Foto: Aldo Barranco

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também