Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
DEU RUIM!!!
Panetone menor e mais caro... Assim Papai Noel surta!!!
Os preços estão 20% maiores em relação aos do ano passado
Publicado em 27/09/2022 às 11:32 Italo
Panetone menor e mais caro... Assim Papai Noel surta!!!

As fornadas de panetone para o Natal de 2022 começam a sair este mês em direção aos supermercados de todo o País. O consumidor mais atento vai perceber que, no lugar das tradicionais versões com frutas ou gotas de chocolate de 500 gramas, as prateleiras estão tomadas por panetones de 400g...

Também há versões do produto em 300g e até panetone em pedaços. Por outro lado, segundo varejistas e fabricantes os preços estão, em média, 20% maiores em relação aos do ano passado.

De acordo com os fabricantes, o aumento do custo das embalagens e dos insumos, especialmente farinha de trigo, manteiga, chocolate e uva passa, respondem pela alta do preço bem acima da inflação, que foi de 8,7% no acumulado dos últimos 12 meses até agosto, segundo o IPCA.

O movimento de encolher a versão tradicional do panetone busca justamente fazer o produto caber no apertado orçamento do consumidor. É um formato que começou a ser oferecido há cerca de cinco anos, mas que agora se tornou dominante no varejo.

“Dados da consultoria Kantar mostram que, em 2021, tivemos um aumento expressivo de 21% nas vendas em volume, com mais fabricantes diminuindo o tamanho das versões, de 500g para 400g”, diz Cláudio Zanão, presidente da Abimapi (Associação Brasileira da Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados).

A oferta de opções menores e mais em conta deve se repetir este ano, segundo Zanão. “O bolso do brasileiro não é elástico.

Ele ama panetone, mas muitas vezes não consegue pagar e precisa encontrar versões mais baratas”, diz o executivo. Por conta do contexto econômico, porém, a Abimapi prevê alta de apenas 3% em volume no Natal deste ano.

A marca Casa Suíça, comprada há dois anos pela fabricante de biscoitos Marilan, lançou este ano uma embalagem de 100g com pedaços de panetone (R$ 12,99) e um kit de 135g de pão de mel (R$ 9,99).

O aumento de preços em relação ao ano passado gira em torno de 20%, segundo Wickbold. “É um reajuste necessário, para manter a qualidade do produto tendo em vista o aumento no custo dos insumos”, diz o empresário. “Tivemos uma alta de quase 40% no preço da farinha de trigo.”

João Diogo, diretor da Village, reitera a pressão no preço dos insumos e embalagens. “Só a uva passa aumentou mais de 50%, em dólar”, afirma Diogo, que importa o produto da Argentina. “O preço do papel cartão cresceu 25%, o do papel ondulado, mais de 30%, o chocolate aumentou 25%, e a gordura e a manteiga 40%”, diz o executivo.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também