Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
SEM BEER E SEM PRAIA...
Governo decide descartar o horário de verão deste ano...
Em agosto aventou-se a possibilidade da volta, mas acabou em nada...
Publicado em 20/09/2022 às 10:36 Italo
Governo decide descartar o horário de verão deste ano...

O Ministério de Minas e Energia descartou retomar o horário de verão em 2022. O presidente Jair Bolsonaro (PL) também afirmou no dia 9/09 que os brasileiros não terão horário de verão no ano que vem.

A medida, que vinha desde 1985, foi retirada em 2019 após decreto do governo. A justificativa da pasta para não adiantar os relógios é que não há tempo hábil para estudar e calcular a economia que a iniciativa poderia gerar.

Com isso, o presidente Jair Bolsonaro (PL) vai terminar este mandado sem colocar o horário de verão em prática uma única vez. Na época em que retirou a medida, o governo afirmou que a economia estava em queda e foi considerada nula no verão de 2017 a 2018.

“Este é o nosso terceiro ano sem o horário de verão. Ele veio para ficar. Horário de verão nunca mais. É bom para todo mundo. A sociedade já se adaptou a esse fim do horário de verão que mexia e atrapalhava a vida da maioria da população brasileira. É uma ação simples, um decreto nosso. Mas de grande repercussão até para a produtividade do trabalhador brasileiro”, afirmou Bolsonaro à CNN.

Agora, o Ministério de Minas e Energia diz que é preciso novas metodologias para correlacionar as mudanças no comportamento do consumidor com a alteração no perfil das fontes de geração de energia no Brasil. Contudo, a pasta pretende fazer um novo estudo em 2023.

HORÁRIO DE VERÃO

O horário de verão no Brasil sempre tinha início no terceiro domingo de outubro.

A partir desta data, moradores dos 11 estados brasileiros adiantavam os seus relógios em uma hora. A mudança seguia até o dia 16 de fevereiro do ano seguinte, com o intuito de economizar energia elétrica nos horários de pico.

Os estados que adotavam o horário de verão eram o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. As regiões sul e sudeste apresentam os maiores índices de consumo de energia elétrica do País.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também