Dr. Bianco alerta: “O suicídio é uma triste realidade”
Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, o renomado médico psiquiatra Sebastião Maurício Bianco abriu os trabalhos da campanha nacional Setembro Amarelo em Umuarama, em palestra realizada na tarde da sexta-feira (2) no auditório Haruyo Setogutte, no Paço Municipal, especialmente para profissionais da Secretaria de Saúde – técnicos, diretores, enfermeiros e médicos. Serão 30 dias com iniciativas sobre a prevenção ao suicídio.
O psiquiatra abordou o tema informando que em 2022 o lema da campanha, em todo Brasil, é “A vida é a melhor escolha!”. “O suicídio é uma triste realidade e todos nós devemos estar sempre muito atentos, muito ligados aos sinais.
Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência. Todos nós, principalmente profissionais da saúde, devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu”, pontuou.
Dr. Bianco destacou ainda que é importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha. “Quando uma pessoa decide terminar com a sua vida, seus pensamentos, sentimentos e ações apresentam-se muito restritivos, ou seja, ela pensa constantemente sobre o suicídio e é incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou de sair do problema. Essas pessoas pensam rigidamente pela distorção que o sofrimento emocional impõe”, detalhou.
A psicóloga Nathalia Ynae Marrique Giroldo, coordenadora da Rede, comentou ainda que a administração municipal está permanentemente comprometida com oferecer todo apoio necessário aos cidadãos, especialmente neste Setembro Amarelo. “É um momento em que reforçamos as ações a atividades que visam a discussão sobre um tema tão relevante. Por isso desenvolvemos um cronograma especial que vai até o final do mês”, aponta.
Na segunda e na terça-feira (5 e 6), das 9h30 e 15h, as psicólogas Caroline Felix, Patrícia Gonçalves e Fabiana Campetti apresentam o tema para alunos e frequentadores do Centro da Juventude (Ceju). “Elas promoverão ações em dois turnos por dia, sendo o primeiro às 9h30 e o segundo às 15h, nos dois dias de trabalho junto a esse público”, comenta.
Ela acrescenta que também foram feitas parcerias com o Caps II, Caps-AD, Sesc e Unipar para realizar ação de prevenção e promoção de saúde na Praça Arthur Thomas, com falas sobre saúde mental feitas pelo médico psiquiátrica Marco Antonio Martins e uma psicóloga que será indicada pelo Sesc. “Será uma super ação para encerramento do Setembro Amarelo, no dia 26 a partir das 8h em parceria com o Caps II, Caps-AD, Sesc e Unipar”, resume.