Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banne topo
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO MOBILE
FIM DA ESPERA...
Começa hoje o esperado Censo Demográfico do IBGE
Ele é a única pesquisa que visita todos os endereços brasileiros
Publicado em 01/08/2022 às 10:15 Italo
Começa hoje o esperado Censo Demográfico do IBGE

Uma das maiores operações censitárias do mundo começa nesta segunda-feira (1º): o Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Feito pela última vez em 2010, o levantamento nacional estará na 13ª edição, que deveria ter sido realizada há dois anos, mas acabou prorrogada por conta da pandemia de coronavírus. Mais de 180 mil recenseadores estarão nas ruas de todo o Brasil para ouvir a população.

A expectativa é identificar cerca de 75 milhões de domicílios particulares. O Censo atualizado permitirá conhecer detalhes de como a população vive hoje, quantas são as pessoas e onde elas estão no Brasil, entre outras informações. A pesquisa pretende atingir 50% do País no primeiro mês (agosto) e 90% no segundo. O Censo está previsto para ser encerrado em outubro.

Neste ano, o Censo 2022 terá uma central telefônica exclusiva para esclarecer as dúvidas da população durante a coleta domiciliar. O Centro de Apoio ao Censo (CAC), disponível via 0800 721 8181, terá 180 agentes censitários para auxiliar a sociedade a preencher o questionário via internet ou telefone.

ELE VAI REVELAR COMO VIVEM OS BRASILEIROS

O Censo Demográfico acontece no Brasil de dez em dez anos. Ele é realizado pelo IBGE para contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros. Os resultados do Censo Demográfico são a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do País e em seus recortes territoriais internos.

No Censo, as informações são obtidas por meio de entrevista presencial com os moradores de cada domicílio do país. No Censo de 2010, a entrevista foi feita com o uso de um computador de mão.

Os resultados do Censo têm ampla utilização. Por exemplo, os dados sobre educação ampliam o entendimento da situação educacional no País e auxiliam nos estudos e políticas públicas orientadas ao tema. As informações sobre o deslocamento diário das pessoas para estudo ou trabalho trazem subsídio fundamental para as atividades de planejamento em níveis local e regional. As características de trabalho e rendimento, associadas a outros aspectos demográficos e sociais da população, permitem traçar um perfil da força de trabalho do País e subsidiam o entendimento, o estudo e a implementação de políticas públicas em geral e para grupos específicos. As informações geradas num Censo têm um enorme potencial de uso por diferentes esferas da sociedade.

O IBGE também tem a obrigação legal de fornecer anualmente as estimativas municipais de população como requisito para a classificação e distribuição dos Fundos de Participação Municipal. Por isso, o IBGE realizou no ano de 1996 e 2007 a Contagem Nacional da População para todo o território nacional.

Todas as informações prestadas ao IBGE são confidenciais. O sigilo dessas informações é garantido por lei e faz parte dos princípios internacionais das estatísticas oficiais que norteiam todo o trabalho realizado pelo IBGE.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também