Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner rodape
ESTADO DE ALERTA
Umuarama tá surtada, dominada pela dengue...
A doença já chegou a 105 bairros, praças e outros logradouros da cidade
Publicado em 18/07/2022 às 09:57 Italo
Umuarama tá surtada, dominada pela dengue...

Com cerca de 7 mil moradores e apenas 14 casos confirmados até o momento, a região da Unidade Básica de Saúde (UBS) Bem-Estar, na Zona VI, é uma ‘ilha’ dentro do surto de dengue que toma conta de Umuarama. Das 18 UBS da cidade, 17 enfrentam uma escalada de casos que deixa a cidade em estado de alerta. Nesta semana mais 42 pessoas tiveram exames positivos para a doença, elevando o acumulado do ano epidemiológico para 1.461 casos.

A situação é mais crítica nas regiões do Centro de Saúde Escola (CSE), com 356 contaminados, Jardim Panorama (191), Guarani/ Anchieta (152), Posto Central (110) e Jardim Cruzeiro (101). À exceção do Bem-Estar, todas as UBS registram surto de dengue – a doença já chegou a 105 bairros, praças e outros logradouros da cidade.

Nesta semana foram lançadas 280 notificações de suspeita de dengue (já são 3.213 desde agosto do ano passado), das quais 1.461 foram confirmadas e 1.723 foram descartadas, enquanto 29 seguem em investigação. Oito pacientes tiveram dengue com sinais de alarme, três desenvolveram dengue grave e duas pessoas morreram em decorrência dos sintomas da doença, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O povoado de Nova Jerusalém e os distritos de Lovat e Santa Eliza também enfrentam surto, enquanto Serra dos Dourados continua com baixa incidência de casos. Nos distritos de Roberto Silveira e Vila Nova União ainda não houve registros positivos.

Com base no último levantamento rápido do índice de infestação predial pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, o Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental vai intensificar as ações de combate na região do antigo poliesportivo, que apresentou números mais preocupantes.

A UBS San Remo teve um índice de infestação de 5,1% nos imóveis (o aceitável é abaixo de 1%). Nos dias 18 e 19 a comunidade será orientada por meio de carros de som a descartar nas calçadas os recicláveis, móveis velhos e materiais que possam acumular água. Na quarta-feira, 20, uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos fará o recolhimento dos resíduos com caminhões. Outros bairros que tiveram infestação acima do recomendável foram o Parque Industrial (2%), Sonho Meu (1,6%), Bem-Estar (1,2%) e Guarani/ Anchieta (1,1%).

FONTE – Prefeitura de Umuarama

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também