Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BANNER MOBILE
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
NOSTALGIA
Oh, saudade das fanfarras, dos desfiles do passado...
Eram tradição nas comemorações de 7 de Setembro e 26 de Junho
Publicado em 08/07/2022 às 17:54 Italo
Oh, saudade das fanfarras, dos desfiles do passado...

A beleza e a movimentação das festividades do 67º aniversário de fundação de Umuarama me deram esperança de que essa terrível pandemia está no final do caminho e em breve nos deixará livres para viver em paz e com saúde...

Entre tantas atrações que a Prefeitura presenteou a população, merece destaque em alto relevo a bela Festa das Nações e seu divertido arraiá lá no Lago Aratimbó. Foi pura alegria, uma maravilha depois de tantos meses de medo no isolamento social para evitar ser vítima da covid.

Mas vale o registro que para evitar riscos com a formação de multidões ainda maiores, ficou de fora da programação o desfile pela Avenida Paraná, uma tradição que vem lá dos antigos tempos da pós-fundação da Capital da Amizade.

Há dois anos ele vem sendo cancelado, culpa da pandemia repito. Mas como as festas que tivemos em junho – foram 30 dias – não provocaram vítimas, podemos ter uma sólida esperança de que em 2023 teremos a volta triunfal das fanfarras na festa maior de Umuarama.

Disse das fanfarras, mas devo corrigir... Teremos a volta da Fanfarra Municipal, a única que existe oficialmente, porque as escolas não cultuam mais a formação de músicos, a compra de instrumentos e a participação nos eventos festivos da cidade tem se resumido a grupos de estudantes marchando na avenida central.

Emociona lembrar a época em que as fanfarras do Colégio Estadual e do Colégio Campos Salles travavam verdadeiros duelos durante o 26 de Junho e o 7 de Setembro. Era um espetáculo que retumbava aos olhos e ouvidos de todos que lotavam a Avenida Paraná de ponta a ponta.

A terra tremia e a galera delirava no ritmo das cornetas, bumbos e zabumbas.

Nos últimos tempos fomos reprimidos ao silencio, saudade e melancolia... Mas tudo está voltando ao normal total e grandes emoções nos esperam em breve futuro. Afinal tudo passa, inclusive as tempestades da vida. E a gente merece ser feliz. (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também