Covid-19: Umuarama sem óbitos há quatro meses
Estudos e relatórios do Ministério da Saúde garantem que completar o esquema vacinal (com três doses, reforços e complementos) são responsáveis por reduzir em mais de 80% o risco de maiores complicações pelo coronavírus – entre os idosos a proteção é ainda maior, ultrapassando os 95%.
E a boa notícia é que ontem, terça-feira (21), completou 120 dias que nenhuma morte pela doença é oficialmente registrada em Umuarama.
O Boletim Covid de hoje informa ainda que 27 novos casos da doença foram confirmados, sendo 14 mulheres, 11 homens e duas crianças – uma de três meses e outra com três anos (nenhuma delas tomou vacina). Nas unidades hospitalares credenciadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) existe um homem de 53 anos internado na UTI (ele tomou as doses 1 e 2 da vacina), um homem de 56 anos internado na enfermaria (ele tomou três doses do imunizante) e mais um de 60 anos, também internado em enfermaria (este não tomou nenhuma dose da vacina).
Os casos ativos são 125 e os suspeitos 17, indicando que 142 pessoas estão em isolamento domiciliar.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, 38.297 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 e deste total 37.833 se recuperaram. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o cruzamento da taxa de positividade com o índice de internamentos classifica a cidade com “Bandeira Verde”.