Empregos: Os números crescem e o Brasil recobra o otimismo!
O Ministério do Trabalho publicou números que indicam melhoria na vida do trabalhador brasileiro: Aumento no número de vagas para trabalho registrado em carteira e aumento na média de salário em novas contratações.
Todos os estados, com exceção do Piauí, apresentaram crescimento no salário médio de admissão em novos empregos, no primeiro semestre de 2017. A média do aumento salarial é de apenas 50 reais, porém indica crescimento.
Mulheres são as maiores beneficiadas por essa mudança, pois o salário médio de admissão das mulheres avançou mais do que o dos homens. As vagas disponíveis também favorecem os candidatos com ensino médio completo e jovens. No Paraná, os jovens (18 a 24 anos) ocupam 30% das novas vagas de trabalho.
A média paranaense é melhor que a média nacional. Enquanto nos outros estados a média de desemprego é de 13%, no Paraná o desemprego atinge 10% da população.
Também neste primeiro semestre as contratações superaram as demissões. Isso significa que o mercado está favorável para quem procura emprego. Embora as condições ainda não sejam das melhores, elas superam os números do mesmo período do ano passado: 38, 31 milhões de empregados com carteira assinada em 2016 em comparação aos 39, 28 milhões no primeiro semestre deste ano.
Com crescimento no número de funcionários, o setor de prestação de serviços desponta: 24.712 novas vagas foram abertas até abril de 2017, principalmente na área médica e veterinária. Em seguida, a indústria, o comércio e a agricultura, contrataram mais de 33mil novos funcionários.
Com o aumento do emprego, há maior consumo, indicando que a estabilidade econômica brasileira já pode ser considerada uma luz no fim do túnel.