Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banne topo
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
MEIO SÉCULO
Diocese de Umuarama está em clima celebrando os 50 anos de criação
Santa Missa de abertura do Ano Jubilar acontecerá na sexta-feira, 3 de junho
Publicado em 30/05/2022 às 19:18 Italo
Diocese de Umuarama está em clima celebrando os 50 anos de criação

A Diocese de Umuarama irá completar 50 anos em 2023. E a Santa Missa de abertura do Ano Jubilar será celebrada nesta sexta-feira dia 3 de junho, às 20 horas, na Catedral do Divino Espirito Santo.

Estarão presentes os bispos Dom João Mamede Filho, e Dom José Maria Maimone (Emérito), além do clero, religiosos e a comunidade católica.

HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DA DIOCESE DE UMUARAMA

A Diocese de Umuarama está preparando a celebração dos cinquenta anos de sua criação que será em 2023. Faz parte da celebração do jubileu o resgate histórico da sua criação e instalação.

Alguns dados estão nos encontros preparados para os grupos de reflexão nas famílias no Informativo Diocesano. Esses dados podem ser enriquecidos por mais algumas informações extraídas no livro Tombo da paróquia São Francisco de Assis, atendida pelos Freis Capuchinhos da Província São Lourenço do Paraná e Sta. Catarina. Foi nessa paróquia que o Bispo da Diocese de Campo Mourão Dom Eliseu Simões Mendes, à qual pertencia a paróquia, fez as reuniões para preparar a criação da nova diocese e encarregou os Freis para conduzir os trabalhos para a instalação da mesma.

No ano de 1968 o referido Bispo esteve na paróquia nos meses de junho e julho “a fim de tratar e dar os primeiros passos para a instalação do futuro bispado. Foram realizados vários encontros com as pessoas mais capacitadas e de projeção. Foram constituídas três equipes responsáveis e realizados os primeiros trabalhos exigidos pela Santa Sé”.

A paróquia São Francisco, a única na cidade, no ano 1970 era atendida por cinco Freis e além da própria cidade dava assistência religiosa a grande parte das capelas que formam a diocese atual e continuavam os preparativos para a criação da nova diocese.

Com esse objetivo “no dia 15 de maio de 1970 houve uma reunião na casa paroquial de Umuarama na qual o Sr. Bispo Dom Eliseu nomeava diversas comissões para a construção da casa do Bispo em Umuarama. A Comissão foi assim constituída: Pe. Frei Orlando Busato, o prefeito municipal João Cioni Neto, um vereador, o promotor de justiça, representantes das indústrias e dos profissionais liberais” No dia 20 de setembro de 1970 o Bispo Dom Eliseu Mendes celebrou missa no local onde seria a futura catedral e estava sendo construída a casa para o Bispo. Durante oito dias ele permaneceu na cidade conscientizando o povo sobre a nova diocese. A construção da casa para o bispo foi iniciada no dia 10 de setembro de 1970.

Novamente o Bispo Dom Eliseu Mendes esteve nessa paróquia no dia 20 de junho de 1973 “ocasião em que durante um almoço oferecido às autoridades e amigos, leu o telegrama da Nunciatura, criando a Diocese de Umuarama e ao mesmo tempo anunciava o nome do primeiro bispo na pessoa do Pe. José Maria Maimone”.

A posse do Bispo Dom José Maria Maimone aconteceu no dia 16 de setembro de 1973 com a presença de quase todos os bispos do Paraná, muitos sacerdotes e uma multidão de mais de 20.000 pessoas. A posse foi na igreja matriz São Francisco de Assis, em Umuarama.

No dia 25 de setembro de 1973 o novo bispo tomou uma das primeiras providências que foi nomear o vigário geral da Diocese, como o seguinte ofício: “Pelo presente tenho a satisfação de nomear Pró-Vigário geral da Diocese de Umuarama, o Revmo. Sr. Frei Orlando Busato, Capuchino. Dando fé subscrevo-me, suplicando a Deus suas bênçãos para feliz e proveitoso desempenho dessa missão. Dom José Maria Maimone, Bispo diocesano”.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também