Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BANNER MOBILE
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
ESTATÍSTICA
Primeira etapa do Censo Escolar 2022 tem início
É a maior importante ferramenta para ver como está a situação educacional no Brasil
Publicado em 30/05/2022 às 15:10 Italo
Primeira etapa do Censo Escolar 2022 tem início

Começou na quarta-feira passada (25) a primeira etapa da pesquisa estatística a respeito das escolas e redes de ensino de todo o Brasil, o Censo Escolar 2022. Os responsáveis pelas unidades devem colocar as informações no Sistema Educacenso até o dia 1º de agosto. O resultado desta etapa será divulgado no fim do ano.

Nesta primeira fase, os gestores escolares devem informar, no sistema, dados referentes à matrícula inicial, para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo levantamento, apure sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula. Lembrando que o Censo Escolar leva em conta dados da educação pública e privada de todo o país.

Depois dessa etapa começa a segunda, que vai ser sobre a situação do aluno. Para isso, os responsáveis pelas unidades de ensino devem informar sobre a movimentação – quantos foram transferidos, deixaram de frequentar, quantos morreram – e o rendimento do estudante – quantos aprovados ou reprovados, no fim do ano letivo.

É com essas informações em mãos que o governo federal pode se planejar para liberação de dinheiro e o Inep divulgar os dados das avaliações. Além disso, o Censo Escolar é uma importante ferramenta para que toda a sociedade entenda como está a situação educacional no Brasil e se as políticas públicas têm funcionado.

Por meio do censo escolar, por exemplo, é possível ver o impacto da pandemia na educação brasileira. De acordo com o último censo divulgado, mais de 2% dos estudantes matriculados no ensino médio deixaram a escola antes de terminar o ano letivo, em 2020. No ano seguinte, em 2021, essa taxa subiu para 5%. Mas, na Região Norte, o nível de abandono chegou a 10%, o dobro da taxa nacional.

Os dados coletados pelo Inep para o Censo Escolar são enviados por secretarias de educação estaduais e municipais.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também