Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banne topo
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO MOBILE
MOMENTO TENSO
Prefeito de Umuarama pede aos professores para que não façam greve
O apelo é para que a rede municipal de ensino não seja paralisada neste momento
Publicado em 26/04/2022 às 11:03 Italo
Prefeito de Umuarama pede aos professores para que não façam greve

Durante coletiva à imprensa na manhã de segunda-feira, 25, no anfiteatro da Prefeitura, o prefeito Hermes Pimentel fez um apelo aos professores da rede municipal de ensino para que a categoria desista de fazer greve neste momento. Embora não tenha sido oficialmente comunicada ao Executivo, a paralisação vem sendo noticiada pela imprensa após assembleia da classe, realizada na última semana.

“Estamos saindo de uma crise causada pela pandemia que prejudicou todos os setores da economia. Uma greve, neste momento, afetaria diretamente as creches (os CMEI – centros municipais de educação infantil), onde ficam os filhos das pessoas que trabalham no comércio, na indústria e na área de serviços. O momento é de retomada, de unir esforços e não de paralisar e criar mais dificuldades”, apontou.

Pimentel lembrou que a administração municipal já concedeu neste ano uma revisão salarial acima da inflação. “O índice de 10,56% atendeu aos professores e demais categorias do funcionalismo, com 0,5% de ganho real. É o que foi possível, mantendo a responsabilidade fiscal.

Não há condições para mais aumentos. A escola é a segunda casa das crianças e os pais não podem encontrá-la de portas fechadas”, disse, convocando a sociedade para sensibilizar os professores a continuarem trabalhando.

O prefeito falou do impacto econômico que o aumento traria a outros setores da administração – já que o município utiliza 100% da receita do Fundeb e aporta mais de R$ 7 milhões anuais para complementar a folha do magistério. “Caso os professores tivessem mais este reajuste agora, teríamos de sacrificar outras áreas essenciais e em breve a folha se tornaria inviável.

Estamos buscando formas de ampliar a receita do Fundeb para assim podermos aumentar os salários dos professores”, completou. Fundeb é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica. Os municípios devem utilizar até 80% do repasse feito pelo governo federal para salários dos profissionais da educação. Os 20% restantes devem ser aplicados em investimentos na infraestrutura e manutenção das escolas.

Em Umuarama, a Prefeitura já utiliza 100% do fundo para salários e injeta mais R$ 7,2 milhões para complementar a folha salarial. Dos 970 professores da rede municipal, 190 professores de 20 horas e 94 de 40 horas ganham menos que o piso, sendo que 220 destes foram incorporados recentemente ao quadro funcional e ainda cumprem estágio probatório. A coletiva teve também a participação da secretária da Fazenda, Gislaine Alves Vieira de Marins, e do procurador-geral do município, Renan William de Deus Lima.

FONTE – Prefeitura de Umuarama

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também