Exposição preserva a saga do povo indígena antes de Umuarama existir
Imagens raras dos índios xetá, capturadas e registradas pelo antropólogo português José Loureiro Ascensão Fernandes (1907-1977) em expedição à região antes da fundação de Umuarama, fazem parte da exposição “Memória Xetá”, aberta nesta semana e em cartaz até o dia 19 de maio no hall de entrada do Centro Cultural Vera Schubert, com visitação gratuita.
Além de fotos, documentos e outras peças referenciais, a mostra tem também materiais registrados pelo cinotécnico austro-húngaro Vladimir Kozák (1897-1979) que, assim como Fernandes, esteve em Umuarama em expedição coordenada pela Universidade Federal do Paraná. “Tais registros históricos são de grande valor para nossa cidade e esta exposição seguramente é muito representativa para resgate de nossa própria identidade sociocultural”, observa o chefe da divisão de eventos da Fundação Cultural, Rodrigo Fernandes Pereira, responsável pela exposição.
O prefeito Hermes Pimentel, assim como todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, prestigiou a exposição e destacou a importância da realização de trabalhos assim, que promovem a identidade cultural de Umuarama.
“Nossa intenção é abrir espaço para que, no decorrer do ano, aconteçam exposições capazes de representar nossa história, nossa cultura”, afirmou.
SERVIÇO – EXPOSIÇÃO ‘MEMÓRIA XETÁ’
– Data: de 19 de abril a 19 de maio de 2022
– Horário: de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30
– Local: Centro Cultural Vera Schubert
– Av. Rio Branco n° 3633 – ao lado da Prefeitura de Umuarama.