Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banne topo
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
ANSIEDADE SOCIAL
Muita gente está com medo de tirar a máscara e voltar à vida normal...
4 em cada 10 brasileiros afirmam ainda temer a pandemia de Covid-19...
Publicado em 25/04/2022 às 10:35 Italo
Muita gente está com medo de tirar a máscara e voltar à vida normal...

Os últimos dois anos foram marcados por grandes mudanças na rotina das pessoas. A pandemia da Covid-19 nos obrigou a usar máscaras e a evitar o convívio social para nos protegermos do coronavírus.

A redução consistente de novos casos diários de Covid-19 e de mortes provocadas pela doença está levando o mundo para uma nova fase, com o fim da maioria das restrições adotadas até aqui. No entanto, nem todas as pessoas se sentem confortáveis para voltar à vida de antes da pandemia.

Pesquisa realizada pelo XP/Ipespe, divulgada na sexta-feira (22), mostra que 4 em cada dez brasileiros afirmam ainda temer a pandemia de Covid-19. O levantamento capta uma tendência de otimismo na população, mas também sugere que muitos ainda não estão totalmente confortáveis com o novo momento.

MEDO

A neuropsicóloga Damaris Baldacci considera comum sentir medo em momentos de transição como esse. De acordo com ela, o sentimento se torna preocupante apenas quando passa a afetar a vida diária do indivíduo, impedindo-o de executar funções profissionais ou fazendo com que ele perca o contato com amigos e parentes.

Nestes casos, é necessário buscar ajuda profissional. “Muitas pessoas ainda não se sentem confortáveis com o fim das exigências de uso de máscara ou com o retorno ao trabalho presencial. Alguns se sentem pressionados e, por vezes, constrangidos, o que pode levá-los a seguir em isolamento e, até mesmo, a desenvolver uma fobia social”, afirma a especialista.

PRESSÃO SOCIAL

Quando a pressão para retirar a máscara for grande, a neuropsicóloga sugere que o autocuidado e a autoestima sejam avaliados, havendo compreensão entre os envolvidos. “Empatia é a palavra chave. Quem se sente mais seguro com o uso da máscara deve continuar utilizando-a e quem se sente seguro não utilizando deve respeitar a escolha de quem faz o uso”, diz Baldacci.

Em lugares menores e apertados, como um elevador, ela sugere que a política da boa vizinhança seja adotada pelos que estão sem máscaras. “Ao observar que alguém está utilizando máscara, você pode colocar a sua, por uma questão de gentileza”, recomenda.

CONFIRA ALGUMAS DICAS PARA LIDAR COM O MEDO RELACIONADO AO FIM DAS RESTRIÇÕES:

- Evite, na medida do possível, sair do contato zero com outras pessoas para locais super cheios

– Organize uma transição;

- Informe-se sobre a situação atual da Covid-19 no lugar em que vive com fontes seguras;

- Quando se sentir desconfortável, pare e respire profundamente por três minutos, com intenção de relaxamento;

- Reflita sobre sua própria capacidade de resiliência: se nos adaptamos ao cenário de isolamento, podemos nos readaptar ao retorno;

- Pratique o autoconhecimento: conheça e acolha suas emoções.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também