Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
ATENÇÃO
Mudanças no fluxo de atendimento para quem estiver com sintomas da Covid-19
Em Umuarama os pacientes sintomáticos devem procurar a Tenda Covid
Publicado em 23/02/2022 às 09:38 Italo
Mudanças no fluxo de atendimento para quem estiver com sintomas da Covid-19

O fluxograma para atendimento a pacientes com sintomas respiratórios e casos suspeitos covid-19 sofreu alterações com base na Nota Orientativa 40/2020, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), atualizada 16 de fevereiro deste ano. As orientações destinam-se ao rastreamento laboratorial e condutas de afastamento do trabalho, pautadas na Portaria Interministerial MTP/MS nº 14/2022.

Conforme a nota, a vacinação segue como principal estratégia de prevenção de saúde pública para acabar com a pandemia e contribuir para retornar com segurança ao trabalho. “É vital que os trabalhadores recebam as vacinas recomendadas e as carteiras de vacinação sejam atualizadas, se estiverem atrasadas devido à pandemia, conforme preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) para cada faixa etária”, orienta a Sesa. O calendário vacinal está disponível na página https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Vacinas.

As vacinas contra covid-19 reduzem o risco de a pessoa ficar gravemente doente caso seja infectada pelo coronavírus. Porém, mesmo com a imunização, ainda é possível contrair a doença e transmiti-la a outras pessoas. Por isso, as medidas de prevenção devem continuar a ser adotadas por todos.

Vários fatores influenciam o risco de infecção por covid-19, incluindo tipo, proximidade e duração da exposição; fatores ambientais (ventilação, por exemplo); estado de vacinação; infecção anterior por covid-19; e uso de máscara. A transmissibilidade ocorre entre dois dias antes do início dos sintomas até 10 dias depois, mesmo que tenham sintomas leves ou nenhum sintoma, devendo-se considerar ambientes domiciliares e de trabalho.

Em Umuarama os pacientes sintomáticos devem procurar o Ambulatório de Síndromes Gripais, a chamada Tenda Covid, no Centro da Juventude, e realizar a testagem.

Caso o resultado seja negativo e a pessoa não tenha tido contato com positivo, pode ser atendida nas unidades básicas de saúde (UBS). Se houve contato, deve procurar o ambulatório. Já os positivos devem ser atendidos exclusivamente no ambulatório durante o período de isolamento (de sete dias no mínimo) e só após, caso necessário, devem procurar a UBS para avaliação e acompanhamento. Pacientes sem sintomas (assintomáticos) que tiveram contato domiciliar com positivo devem considerar se estão com o esquema vacinal completo e/ou tiveram covid-19 nos últimos 90 dias.

Caso a resposta seja ‘sim’ podem ser liberados do isolamento, mas devem utilizar a máscara, manter cuidados adicionais e procurar o ambulatório caso desenvolvam sintomas. Se não tiverem completado o ciclo vacinal, devem manter isolamento conforme recomendado ao contato familiar que testou positivo, utilizar a máscara e reforçar os cuidados. Continuando assintomático, deve realizar testagem no 5º dia após o contato e, se não for possível, pode ser liberado do isolamento após sete dias do último contato com o positivo.

Por fim, se o contato com positivo foi mais próximo (cônjuge, pais ou filhos, por exemplo), a pessoa assintomática deve cumprir o isolamento de acordo com o familiar positivo, utilizar máscara e adotar cuidados adicionais.

“É importante seguir essas recomendações e procurar o ambulatório se houver alguma dúvida. Em todos os casos, é fundamental completar o ciclo de vacinação (doses um, dois e reforço), manter o uso da máscara, o distanciamento social, a higienização constante das mãos com álcool gel e evitar aglomerações”, recomenda a diretora da Secretaria de Saúde, Simony Rodrigues Bernardelli.

FONTE – Prefeitura de Umuarama

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também