Mais de 60 crianças são diagnosticadas com covid em 12 dias
A pandemia de coronavírus não acabou e, entre os casos diários informados pela Secretaria de Saúde de Umuarama, o aumento no número de crianças contaminadas chama a atenção: apenas nos primeiros 12 dias de janeiro de 2022, 61 casos foram confirmados. Para se ter uma ideia do aumento expressivo, durante todo o mês de dezembro foram 26.
Segundo relatório com dados dos últimos seis meses, apenas o mês de julho de 2021 teve um número maior de casos – foram 74. “Os pais e responsáveis devem dar atenção especial às crianças, indicando que sempre utilizem máscaras e álcool gel. É recomendado também que, sempre que possível, não levá-las a locais de grande circulação de pessoas, como supermercados. Felizmente até o momento, todos os casos de covid em crianças foram leves e moderados, porém nunca é demais protegê-los”, orienta Franzimar Siqueira de Morais, coordenador de Vigilância em Saúde.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), no Paraná 1.075.294 crianças com idade entre 5 e 11 anos devem ser vacinadas contra a covid-19. O número está previsto na Nota Técnica nº 2/2022 no início do mês pelo Ministério da Saúde e é baseado nas estimativas populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a publicação, a população dessa faixa etária foi incluída no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, no âmbito do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
IMAGENS: Fotos ilustrativas
FONTE: Prefeitura de Umuarama