Os produtos para presentes mais procurados neste Natal
Entra ano, sai ano, com pandemia ou sem pandemia, a verdade é que as compras de Natal continuam sendo as mais importantes para o comércio no Brasil.
Nesse período, as pessoas querem presentear seus familiares e amigos e correm até as lojas — físicas ou virtuais — para fazer compras.
Em 2020, quando a pandemia ainda afetava fortemente o bolso dos brasileiros, as vendas recuaram, mas ainda assim foram numerosas. Já para o Natal 2021, com a flexibilização do comércio e retomada das atividades, as expectativas são de muitas vendas.
NATAL 2021: QUAIS AS EXPECTATIVAS?
As compras de Natal sempre movimentam o varejo, com milhares de pessoas indo às lojas para comprar presentes! Porém, o Natal 2021 tem um detalhe a mais: embora a pandemia não tenha acabado, as pessoas estão retomando suas atividades, inclusive, as compras que deixaram de fazer nos últimos tempos.
No ano passado, as vendas de Natal recuaram 1,8% em relação ao mesmo período de 2019... Foi o reflexo de um ano marcado pela pandemia, pela retração da economia e pela contenção de gastos dos consumidores. Muitas famílias sequer planejaram as comemorações de fim de ano, porque o cenário ainda era grave.
Neste Natal 2021, o contexto é diferente. A vacinação já cobriu a maior parte da população brasileira, o que ajudou a arrefecer os números da pandemia. Com isso, as pessoas voltaram a se reunir, viajar, presentear e comemorar datas importantes, e o Natal segue a tendência.
O comércio já percebe a retomada de vendas e receitas, em um movimento chamado de “consumo pós-pandemia”. No e-commerce, a expectativa é que o fim de ano seja o maior de todos os tempos, com indicativos de recorde de vendas.
A pesquisa sobre Intenção de Compras para o Natal de 2021, realizada pela CNDL, comprova essas expectativas. De acordo com o relatório, a data vai levar quase 124 milhões de pessoas às compras e movimentar R$ 68,4 bilhões na economia. Em 2020, a expectativa da CDNL era de R$ 38 bilhões...
A pesquisa mostra ainda que 77% dos consumidores pretendem presentear alguém no Natal 2021 — mesmo percentual de 2019 — indicando um retorno ao patamar pré-pandemia.
O QUE VAI VENDER MAIS...
Entre as principais categorias de produtos listados na intenção de compra dos brasileiros no Natal 2021, se destacam:
+ Roupas (61%, principalmente mulheres das classes A/B);
+ Brinquedos (37%);
+ Perfumes/cosméticos (36%);
+ Calçados (36%, com destaque entre as classes A/B);
+ Acessórios (24%).