“Lobo-Guará” comemora aniversário e ainda é raridade!
Há um ano, dia 2 de setembro de 2020, o Banco Central do Brasil apresentava a nota de 200 reais. A cédula ilustrada com um Lobo-Guará virou a sensação da web, que agora pergunta se o dinheiro continua em circulação tamanha é a raridade. Segundo o BC, há 80 milhões de unidades da nota em circulação em 2021. Em valor, são R$ 16 bilhões. Foram produzidas 450 milhões de cédulas, mas deste total produzido somente 17,8% está em circulação. As demais cédulas produzidas estão armazenadas no Banco Central.
A realidade é que o seu uso propriamente dito parece ainda não ter se popularizado. Com circulação rara no comércio, a nota parece ter sido ofuscada pelas transações digitais possibilitadas por alternativas como o Pix e o aplicativo Caixa Tem.
O alto valor também dificulta a circulação da própria nota, isso porque as transações de maior valor ocorrem em menor escala, além de dificultar o troco.
Para o comércio, a baixa circulação da nota de R$ 200 acaba ajudando a não piorar problemas, como a dificuldade de troco e a falsificação. Ainda bem que não circula tanto. Até para o troco ficaria mais difícil.
Além disso, quanto mais alto o valor da cédula, mais os falsificadores procuram reproduzir.