Avanço da vacinação motiva o otimismo no Paraná
O avanço da vacinação está fazendo com que a população esteja mais disposta a voltar a uma rotina mais próxima do normal, o que aumenta a movimentação do comércio e a solicitação por serviços. A perspectiva é otimista. Quando a gente sai de uma crise, existe uma demanda reprimida. O consumo já aumentou no segundo trimestre e, no segundo semestre, teremos um crescimento ainda maior dessas atividades, impulsionando a retomada econômica.
O agronegócio, base econômica do Paraná, também ajudou a sustentar outras áreas durante a pandemia, o que dá mais fôlego à recuperação. Isso acontece porque a alta do dólar e a exportação de commodities favoreceram a renda interna, que acaba sendo distribuída entre outros setores. O Paraná tem uma economia diversificada. Isso facilita a sua recuperação, já que um setor auxilia o outro.
Consequentemente, as perspectivas são de uma melhora já para o segundo semestre, e de números ainda maiores em 2022. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comprovam o crescimento dos setores: a indústria paranaense, por exemplo, cresceu 17,9% no primeiro semestre de 2021 . Já o comércio varejista, por sua vez, cresceu 8% no período.