Nunca gaste mais do que ganha e viva tranquilo e feliz!
“Você sabe como resistir aos apelos da propaganda?” Você lembra de quantas vezes ficou triste porque não podia comprar alguma coisa que queria?
A Turminha do MPF (Ministério Público Federal) convida você a refletir sobre isso: será que essa tristeza é real? Será que aquele produto era mesmo tão importante para a sua felicidade? Ou pode ser que você se deixou levar pela máquina da propaganda?
Até que ponto nós desenvolvemos nossa própria capacidade crítica para perceber o poder de manipulação que está por traz de um comercial de TV? Muitos de nossos desejos são alimentados pelo exterior. Esse estímulo está em muitos lugares: TV, rádio, outdoors, internet e até em jogos de celular.
Os anúncios de publicidade tocam nas nossas emoções para criar a necessidade de consumo em nós. Eles nos dão a ilusão de que comprar um determinado produto trará muitos benefícios para nossa vida. E prometem até coisas falsas. Nesses casos, se o consumidor se sentir enganado, tem o direito de reclamar. É o que diz o Código de Defesa do Consumidor! Para poder decidir do que realmente precisamos para viver bem é necessário se conectar com si mesmo. Perceba: precisamos sim ser livres para dizer não ao que a publicidade tenta nos convencer!
Precisamos desenvolver um olhar crítico para esses anúncios que invadem as nossas vidas para que não nos tornemos consumistas e também para não nos sentirmos infelizes por não poder comprar tudo o que desejamos. Mas saiba que você não está sozinho nessa missão!
No Brasil, uma lei federal determina que a TV pode dedicar apenas 25% do tempo da sua programação aos comerciais. Assim, a cada hora que você passa diante da televisão, 15 minutos serão de bombardeio publicitário.
FONTE: Cartilha Educação para o Consumo Responsável - Publicidade e Consumo Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria Geral da República/Ministério Público Federal. LINK: http://turminha.mpf.mp.br/explore/direito-do-consumidor/propaganda