Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - CAMPANHA NIVER 63 ANOS
Anúncio - Casa Gomes banner lateral
Anúncio - Matriculas Abertas
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - arte nova mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
ATENÇÃO, UMUARAMA:
Saúde precisa de voluntários para atender pacientes com Covid
Faltam profissionais na linha de frente para enfrentar a pandemia
Publicado em 08/03/2021 às 19:00 Italo
Saúde precisa de voluntários para atender pacientes com Covid

Após se reunir com prefeitos da região, no último sábado, 6, o prefeito Celso Pozzobom reafirmou a preocupação com a falta de profissionais de saúde na linha de frente do enfrentamento à pandemia de coronavírus. Ele lembrou que apesar do aumento na oferta de leitos de enfermaria e unidades de terapia intensiva, os hospitais se mantiveram lotados e as equipes de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem continuam esgotadas física e mentalmente por falta de pessoal para um rodízio ou aumento do atendimento.

A situação é preocupante, no entender do prefeito, porque dos 27 leitos de UTI credenciados nos hospitais locais, 26 estavam ocupados com pacientes na manhã desta segunda-feira, segundo a regulação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). E nas 60 enfermarias Covid habilitadas, também havia apenas uma vaga. “Além disso temos vários pacientes internados ou assistidos no ambulatório de síndromes gripais, no nosso Pronto Atendimento 24h e em outros hospitais, aguardando a liberação de vagas para internamento”, relatou Pozzobom.

Diante desse cenário, chegou a hora de apelar à solidariedade dos médicos e profissionais de enfermagem que não fazem parte da rede de atendimento do Sistema Único de Saúde. “É uma questão de honra ao juramento da categoria e, mais ainda, de amor ao próximo. Precisamos de você, médico, enfermeiro ou técnico de enfermagem que não está empregado ou não atende a saúde pública. Venha nos ajudar nesse momento difícil como voluntário. Vamos colaborar com os médicos e enfermeiros dos nossos hospitais e unidades de saúde que estão extenuados de tanto trabalho nas UTIs e enfermarias”, pediu o prefeito.

A secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, reforça o pedido. “Os hospitais e o município estão com grande dificuldade para contratar profissionais de saúde. Muitos estão temerosos em trabalhar no ambiente de tratamento à Covid-19 e os que se dispõem acabam sobrecarregados, devido a grandes cargas horárias e plantões intermináveis. Precisamos da colaboração de voluntários para dividir o peso dessa missão, somar com nossa linha de frente e vencer esse grande desafio”, apelou a secretária.

A Secretaria de Saúde de Umuarama está recrutando profissionais voluntários de diversas áreas ligadas ao setor, como psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e farmacêuticos, além de médicos e enfermeiros. “Além de atender aos pacientes hospitalizados temos também o pós-Covid – quando já não há mais transmissão do coronavírus –, que é bem complexo, exige atenção especializada e em alguns casos um longo acompanhamento”, explica Cecília.

“Não há profissionais suficientes para essa atenção diante do grande número de pessoas acometidas pela doença, por isso precisamos da solidariedade e do bom coração dos nossos profissionais”, completou a secretária.

Podem se inscrever profissionais já graduados ou no último ano da graduação. Os interessados devem preencher o cadastro disponível CLICANDO AQUI, anexar o currículo e aguardar que a Secretaria de Saúde entrará em contato. Apenas Umuarama tem hoje 43 pessoas hospitalizadas com Covid-19 (fora os pacientes das demais cidades da região) e 2.956 pessoas positivadas em isolamento domiciliar, entre as quais muitas podem evoluir para complicações. Há ainda 2.770 pessoas com suspeita de infecção pelo coronavírus, em investigação.

FONTE: Prefeitura de Umuarama

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Comentários
Veja também