Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banne topo
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
LITERATURA VIRTUAL
Ir à biblioteca é coisa do passado... Leia livros grátis pela internet!
Neste mundo moderno, a web é a maior biblioteca do planeta!!!
Publicado em 12/01/2021 às 10:11 Italo
Ir à biblioteca é coisa do passado... Leia livros grátis pela internet!

O mundo da leitura está aberto para quem quiser entrar. Foi-se o tempo em que para ter acesso a boas obras era preciso gastar verdadeiras fortunas para montar uma biblioteca em casa. Foi-se o tempo também em que era preciso sair de casa para se deslocar até uma biblioteca pública, gastando tempo para chegar até lá... Hoje você pode fazer isso tranquilamente em casa, sossegado, sem se incomodar com filas ou aglomeração de pessoas nos ambientes das bibliotecas, geralmente cheio de escolares. Isso porque a internet trouxe o acesso a milhares de livros, antigos e recentes, sem gastar tempo e nenhum centavo. Na rede mundial de computadores existem as bibliotecas virtuais, verdadeiros mananciais literários, onde você encontra obras de todos os gêneros e em todos os idiomas (detalhe: acesse tradutor automático para lê-los).

LIVRO ONLINE

Você pode criar uma lista de sites e, acessá-los quando tiver vontade de ler, pesquisar ou passar o tempo com seu hobby preferido: a leitura. Neles você encontra tudo o que você desejar. E pode fazer isso no seu computador, tablet ou celular. E tem mais: você ainda tem a oportunidade de guardar a obra para ler novamente quando quiser ou compartilhá-la com seus amigos. Os benefícios são muitos! A biblioteca digital funciona também como uma forma de democratizar a informação em todo o mundo e, por isso, é uma grande aliada de professores e estudantes que desejam fazer trabalhos acadêmicos com fontes seguras. Inclusive ela proporciona a oportunidade de você encontrar livros que podem não estar disponíveis em instituições de ensino ou em bibliotecas físicas de sua cidade.

BIBLIOTECAS VIRTUAIS GRATUITAS

Listei cinco Bibliotecas Digitais (que eu costumo visitar) para download ou leitura gratuita do seu acervo, sem sair de casa. Confira:

1 - BIBLIOTECA BRASILIANA GUITA E JOSÉ MINDLIN

Criada em 2005, a Biblioteca Brasiliana faz parte da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP), abriga o que é considerado como um dos mais importantes e acervos literários e acadêmicos. Conta com livros, revistas, documentos e outros tipos de arquivos para baixar gratuitamente. O conteúdo pode ser filtrado por coleções, por meio de sugestões de pesquisa pela plataforma ou pela busca rápida descrita na imagem abaixo.

2 - DOMÍNIO PÚBLICO

O Domínio Público é uma biblioteca virtual criada pelo Ministério da Educação – MEC, conta com obras literárias, artísticas e acadêmicas, de acesso gratuito. São mais de 180 mil títulos, em diversas mídias: sonoras, textuais, vídeo e imagéticas, disponíveis para baixar gratuitamente.

3 - BIBLIOTECA MUNDIAL DIGITAL

A Biblioteca Mundial Digital é um projeto desenvolvido pela ONU – Organização das Nações Unidas, com o objetivo de reunir documentos oficiais sobre a cultura de diversos países do mundo. Entre os documentos disponibilizados na plataforma, estão uma Carta de Cristóvão Colombo e o Livro de Constelações Fixas (de Al-Sufi), todos em Língua Portuguesa.

4 - BIBLIOTECA DIGITAL DA UNICAMP

A Biblioteca Digital da Unicamp é uma das primeiras nesse ramo, começou com as teses e dissertações feitas pelos professores, pesquisadores e alunos da instituição. Atualmente, conta em seu acervo com dissertações, pesquisas em andamento, teses, obras raras e muito mais. Entre eles, a primeira edição de Caramuru, de 1971.

5 - BIBLIOTECA NACIONAL

A BN Digital oferece acesso gratuito a 2,1 milhões de documentos! O acervo da Biblioteca Nacional está dividido em: Cartografia, Iconografia, Manuscritos, Música e Arquivos Sonoros, Obras Gerais, Obras Raras, Periódicos, Obras de Referência e Coleções. https://bndigital.bn.gov.br/

REPORTAGEM: Italo Fábio Casciola

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também