Mídia impressa agoniza com a queda de leitores e anunciantes!
A internet tem provocado diversas mudanças de comportamento em nossa sociedade desde sua chegada. Está muito mais conveniente encontrar as informações sem sair de casa ou do escritório, sem ter de usar o telefone ou sem consultar um colega. E muito menos ter que perder tempo à procura de uma banca de jornais. O que, aliás, desapareceram das cidades... O surgimento desse novo meio de comunicação provocou uma verdadeira migração dos leitores de jornais e revistas para as telas dos computadores e mais recentemente os práticos tablets e smartphones.
E A PUBLICIDADE FOI PARA A MÍDIA VIRTUAL...
Só no primeiro trimestre deste ano, a internet brasileira contabilizava 12% de participação dentro do total investido em publicidade. Entre outras consequências, isso tem feito com que jornais e revistas venham gradativamente perdendo sua receita em publicidade frente à internet. Muitos preveem que vai acontecer exatamente como ocorreu no fim da década de 1990, época na qual foi possível observar o quase desaparecimento do segmento publicitário de guias impressos e listas telefônicas, já que internet acabou incorporando a maioria de suas funções. A não ser que você use sua lista telefônica para apoiar o seu monitor e deixá-lo mais alto, porque ela perdeu praticamente toda sua serventia. A conclusão é que nenhum outro meio de comunicação apresenta maior potencial de crescimento. Somente no primeiro trimestre deste ano, a internet brasileira contabilizava 12% de participação dentro do total investido em publicidade segundo indicadores do IAB Brasil, Interactive Advertising Bureau, entidade que reúne empresas de tecnologia, portais e agências ligadas ao mercado publicitário digital. Essa fatia já ultrapassa o faturamento obtido pelos jornais no mesmo período, seguindo a mesma tendência de outros países. Nos EUA e Reino Unido a internet já tem o domínio sobre pelo menos 20% de todo o investimento em publicidade. De acordo com os dados do Projeto Inter-Meios, conduzido pelo jornal Meio & Mensagem, o investimento em publicidade digital teve um aumento de 14,33% entre os meses de janeiro e agosto deste ano em relação ao mesmo intervalo do ano anterior. A análise também revelou que o investimento total em publicidade cresceu 10% nesse mesmo período. O crescimento da publicidade digital e online tende a ser ainda maior à medida que a internet no Brasil vem registrando consecutivos aumentos relacionados ao acesso, seja com relação ao número de conexões ou ao tempo no qual permanecemos conectados.
134 MILHÕES DE BRASILEIROS ACESSAM A INTERNET
Três em cada quatro brasileiros acessam a internet, o que equivale a 134 milhões de pessoas, o que comprova que a quantidade de usuários e os serviços online utilizados aumentam cada vez mais. As informações são da pesquisa TIC Domicílios, mais importante levantamento sobre acesso a tecnologias da informação e comunicação, realizada pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil. PUBLICIDADE NA INTERNET: R$17,5 BILHÕES EM 2019 O investimento em publicidade no Brasil chegou a R$ 17,5 bilhões em 2019 (o próximo levantamento correspondente a este ano de 2020 será divulgado em janeiro de 2021), segundo o Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), entidade que reúne os principais anunciantes, veículos de comunicação e agências de propaganda do País. O valor é 6% maior do que o movimentado pelo mercado em 2018. Naquele ano, o relatório mostrou um total de R$ 16,5 bilhões investidos em publicidade. Internet e mídia exterior foram os meios que mais cresceram no período. Os veículos em queda nesse levantamento e que menos faturaram no Brasil foram - JORNAIS: R$ 473,1 milhões (2,7% do total) e REVISTAS: R$ 169,3 milhões (1% do total). Traduzindo: Esses números mostram claramente que os anunciantes e as agências de propaganda agora investem no veículo que dá retorno garantido de vendas, ou seja, a internet. FONTE: Jornal Meio & Mensagem