O comércio não é culpado pela alta dos preços!
A inflação volta a bater a porta dos brasileiros, com a alta dos itens da alimentação básica. Agora, os vilões têm sido principalmente o feijão, o arroz, o óleo e a carne. No caso do arroz, a alta gira em torno 19,5% no ano. Com isso, iniciou-se um grande jogo de empurra para definir quem é o responsável por essa alta. Entre os consumidores, uma grande discussão tem sido feita para entender porque os alimentos básicos ficaram tão caros. De quem é a culpa da alta nos preços de vários itens da cesta básica como arroz, feijão, óleo e a carne? Os supermercados? Os produtores? O governo? O dólar? A lei do consumo? O que deve ser feito na sua opinião?
É A LEI DA OFERTA E DA PROCURA
A Lei da Oferta e da Procura (Demanda) busca estabilizar a procura e a oferta de um determinado bem ou serviço. Oferta é a quantidade do produto disponível em mercado, enquanto procura é o interesse existente em relação ao mesmo. A oferta depende do preço, da quantidade, da tecnologia utilizada na fabricação entre outras coisas relacionadas aos produtos e serviços. A procura é influenciada pela preferência do consumidor final, a compatibilidade entre preço e qualidade e a facilidade de compra do produto. O fator determinante para a procura de um determinado bem ou serviço deixou de ser o preço, pois o mesmo sofre alterações por causa de qualquer desequilíbrio entre a oferta e a procura. Dessa forma, pode-se dizer que o preço de algo é determinado pelo próprio consumidor, pois quando esses passam a buscar mais um produto qualquer, o produtor eleva o seu preço, fazendo com que o consumidor pague mais se deseja adquirir o mesmo. Em contrapartida, quando um produto não é mais procurado o produtor é estimulado a deixar de produzi-lo para que não tenha despesas em relação à oferta sem demanda. O preço de um bem ou serviço é fixado levando em consideração a relação entre a procura e a necessidade do consumidor final e, ainda, os custos gerados na fabricação e o tempo gasto em sua produção. Os fatores que influenciam o consumidor final a procurar um determinado produto são as necessidades em relação ao mesmo, o poder de compra, a concorrência, a qualidade, a satisfação do cliente entre outros.