Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO MOBILE
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
VAI MELHORAR
Na atividade empresarial Umuarama registra saldo positivo, diz a Prefeitura
Números sugerem otimismo na recuperação da economia local
Publicado em 13/07/2020 às 12:03 Italo
Na atividade empresarial Umuarama registra saldo positivo, diz a Prefeitura

Apesar dos efeitos catastróficos da pandemia de coronavírus na economia nacional, Umuarama registra saldo positivo em 2020 tanto na emissão de alvarás, quanto na abertura de microempresas individuais e na baixa de empresas (fechamento), de acordo com informações da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. Os números trazem a esperança de que, tão logo os efeitos da crise na saúde sejam controlados, a economia local deve recuperar rapidamente o nível de desenvolvimento.

No comparativo com 2019, a emissão de alvarás aumentou 9,6% nos seis primeiros meses do ano. Foram 309 aberturas neste ano, entre os meses de janeiro a junho, contra 282 no mesmo período do ano passado. Já o fechamento (baixa) diminuiu 4,1% – com 186 baixas neste ano e 194 em 2019. Os números são do SigFácil – Sistema Integrador Redesim/ Empresa Fácil e foram compilados pelo município.

Já com relação à abertura de empresa por microempreendedor individual (MEI), de janeiro a junho foram 528 iniciativas – 17,9% a mais do que no primeiro semestre do ano passado (448), de acordo com estatística do Portal do Empreendedor. “Os números são favoráveis, apesar da crise que vivemos com a pandemia. Nossos empresários estão confiantes, regularizando a situação, iniciando o próprio negócio, empreendendo num momento de grandes desafios. Esse perfil é fundamental para garantir renda e acelerar o desenvolvimento para superarmos essas dificuldades o quanto antes”, disse o prefeito Celso Pozzobom.

A emissão de documentos para empresas é outro indicador positivo de atividade empresarial no primeiro semestre de 2020, na contramão da pandemia. Houve crescimento de 17,8% no número de alvarás de funcionamento provisório em relação ao mesmo período do ano passado (185/218), 87,7% na emissão de alvarás de localização (397/745); alta de 44,5% no volume de alvarás sanitários – Vigilância em Saúde (986/1.425); a inscrição municipal aumentou 66% (538/893); houve aumento de 43,9% na licença de operação (ambiental); e de 1,5% na licença prévia de localização.

No total, foram emitidos 6.347 documentos para empresas de janeiro a junho deste ano, volume 30,4% superior ao mesmo período no ano passado – quando houve 4.869 emissões de alvarás, licenças e inscrições, de acordo com o sistema SigFácil. “Além dos empreendimentos, temos uma grande oferta de empregos na nossa Agência do Trabalhador. Nesta sexta-feira, 10, por exemplo, o sistema disponibilizava 171 vagas nas mais diferentes áreas, sem falar no início das atividades do abatedouro de frangos que contratou mais de 700 trabalhadores, nesta semana”, acrescentou o prefeito.

Para Pozzobom, os números positivos do setor empresarial são fundamentais para fazer frente a queda prevista na arrecadação de tributos, já que as vendas do comércio foram seriamente afetadas pela pandemia – o que refletirá no repasse de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) e outros tributos. “Temos uma estimativa de perda de receitas que pode chegar a R$ 30 milhões até o final do ano, mas temos certeza de que a economia vai reagir e logo conseguiremos reverter esse prejuízo, recuperando o desenvolvimento da nossa economia”, disse.

Segundo o prefeito, os investimentos públicos vultuosos em infraestrutura e áreas estratégicas, como educação e saúde, a seriedade com que são usados os recursos do município e o planejamento de médio e longo prazo reforçam a esperança em dias melhores.

Também é grande o número de solicitações de áreas para implantação ou ampliação de indústrias e comerciais atacadistas pelo Programa de Desenvolvimento Econômico de Umuarama (Prodeu) na Secretaria de Indústria e Comércio. Informações podem ser solicitadas pelo fone 3621-4141, ramal 227. Para abertura de empresas e acesso a crédito, o contato é a Casa do Empreendedor, fone (44) 3624-8065. Os empresários também contam com informações sobre acesso a crédito e abertura de empresas de forma online, no site da Prefeitura (www.umuarama.pr.gov.br)

EMPREGOS

De acordo com a Agência do Trabalhador, há vagas disponíveis para trabalhadores nas seguintes funções: acabador de mármore e granito, açougueiro, ajudante de farmácia e de motorista, analista de programação e controle da produção (PCP) e de recursos humanos, armador de móveis de vime, auxiliares administrativo, contábil, de almoxarifado, de linha de produção, de manutenção predial e de marceneiro, balanceiro, balconista, camareiro, carpinteiro, confecção de colchões, confeiteiro, consultor de vendas, costureiro (a), cozinheiro (a), cuidador de idosos, eletricistas, empregados domésticos, encarregado de produção (indústria de madeira e mobiliário), entregador de gás (ajudante) e frentista.

Há oportunidades também para inspetor de segurança, instrutor de autoescola, marceneiro, mecânico de tratores, mestre de obras, monitor de alarmes, montador de móveis, motoristas (automóveis, caminhão, ônibus rodoviário e urbano e entregador), manutenção de edificações, operador de máquina de bordar e de telemarketing ativo/receptivo, padeiro confeiteiro, panfleteiro, pedreiro e servente, pintor, recepcionista, repositor de mercadorias, representante comercial (autônomo), retireiro, serralheiro/soldador, tapeceiro de móveis, técnico de alimentos, de enfermagem e em segurança do trabalho, trabalhador da cultura de cana-de-açúcar, tratorista agrícola, vendedor (interno e pracista), vidraceiro e vigia. A Agência do Trabalhador de Umuarama fica na Avenida Rio Branco, 4211 (centro) e o telefone de contato para mais informações é (44) 3621-1100.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também