Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO MOBILE
DESOBEDIÊNCIA
Vigilância Sanitária acaba com festas e interdita bares em Umuarama
Mais de 100 ações contra Covid no fim de semana e 35 estabelecimentos notificados
Publicado em 30/06/2020 às 10:42 Italo
Vigilância Sanitária acaba com festas e interdita bares em Umuarama

Cerca de 35 estabelecimentos comerciais foram interditados, notificados ou autuados em ato infracional durante ações de fiscalização integradas, realizadas entre sexta-feira (26) e o último domingo (28) em Umuarama pelo Setor de Vigilância Sanitária (SVS) da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Diretoria de Arrecadação e Fiscalização, Guarda Municipal e documentadas pela Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura.

O trabalho foi iniciado na tarde de sexta, feriado municipal pelo 65º aniversário de Umuarama, quando foram orientados nove estabelecimentos sobre o fechamento, determinado pelo decreto 165/2020, que torna mais restritivas as medidas para o enfrentamento da epidemia de infecção humana pelo novo coronavírus (Covid-19), editado na última semana.

Foram visitados bares, lanchonetes, restaurantes, lojas de conveniência, mercearias e residências, após denúncias de festas e aglomerações. Conforme relatório da Guarda Municipal, foram 19 situações de orientação, fiscalização e notificações.

No sábado (27), a Vigilância Sanitária emitiu infrações sanitárias que possivelmente resultarão em multas ao final do processo, interdições notificações para regularização e dispersou festas em chácaras e eventos privados, totalizando seis estabelecimentos autuados. Já a Guarda Municipal realizou 41ações, atendendo denúncias anônimas, chamados e apoio à fiscalização da Vigilância. “Tivemos de orientar e dispersar muitas festas que estavam com aglomeração de pessoas. Além disso, alguns comércios estavam abertos apesar da ordem de fechamento do decreto municipal”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Maristela de Azevedo Ribeiro.

A ação integrada continuou no domingo (28), das 10 às 22 horas, com 19 estabelecimentos comerciais notificados ou interditados, além de muitas orientações que foram prontamente atendidas pelos envolvidos e que por isso não geraram autuações, em bares, lanchonetes, postos de combustíveis, conveniências, igrejas, chácaras e eventos particulares. A Guarda Municipal totalizou 40 ações neste dia.

SE MENTIREM, COMETERÃO CRIME!

A secretária municipal de Comunicação, Letícia Macedo D’Avila Correa, alerta que as pessoas abordadas em alguma desconformidade com as determinações dos decretos municipais devem se identificar e apresentar documentos. “As informações solicitadas pela Vigilância Sanitária devem ser verdadeiras. Se as pessoas abordadas mentirem, derem nome ou número falso de documentos, cometerão crime e poderão ser processadas por falsidade ideológica, além da infração sanitária que gerou a abordagem”, orientou.

O aumento das restrições de circulação e funcionamento de determinados ramos do comércio foi definido pelo município após a evolução do quadro da pandemia de Covid-19, com o crescimento no número de casos positivos e a elevação da taxa de ocupação de leitos hospitalares – tanto enfermarias quanto unidades de terapia intensiva (UTI) – nas últimas semanas. A rede hospitalar de Umuarama atende a 21 municípios, com uma população estimada em 300 mil habitantes. A taxa de ocupação de leitos chegou a 70% no final de semana.

As ações de fiscalização e monitoramento do comércio já vinham ocorrendo desde o início da pandemia, porém foram intensificadas nos últimos dias devido ao aumento dos casos. “Encontramos certa resistência de algumas pessoas e empresários, mas a grande maioria entende a seriedade da situação e acata as determinações feitas nas ações”, apontou a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini.

“Precisamos usar de bom senso, incorporar as medidas preventivas como práticas diárias e cada um assumir sua responsabilidade para vencermos esse desafio e retornarmos à normalidade com segurança. As orientações básicas são usar máscara, higienizar as mãos com frequência, evitar aglomeração, manter o distanciamento social e quando possível o isolamento. Não compartilhe objetos pessoais e limpe sempre as superfícies e acessórios de uso comum com água sanitária, desinfetante ou álcool líquido 70%. Para as mãos, água e sabão ou álcool gel 70%”, recomendou a secretária.

FONTE: Informações e fotos da Secom/Prefeitura de Umuarama

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também