Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banne topo
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO MOBILE
65 ANOS SE PASSARAM...
Livro conta detalhes da história da fundação de Umuarama
Obra resgata fatos e imagens raras da abertura da mata e construção da cidade
Publicado em 17/06/2020 às 20:20 Italo
Livro conta detalhes da história da fundação de Umuarama

Muitas cidades contam com 'guardiões da memória'. São pessoas devotadas a manter viva a história, a propagar os legados históricos e culturais para as gerações futuras. Umuarama é privilegiada, pois seu expoente nesse quesito é o jornalista Italo Fábio Casciola.

O que Italo nos entrega "de bandeja" em seu primeiro livro, Memórias de um Repórter, é fruto de décadas de pesquisa ininterrupta (só concebível àqueles que abraçam seu ofício com paixão e dele extraem algo extraordinário).

Seria errôneo afirmar que o craque da escrita, um dos mais profícuos e reconhecidos jornalistas do Estado, pioneiro do colunismo, "debuta" com tal obra. Afinal, a literatura permeia desde sempre seu trabalho e é mesmo sua verve, a partir do momento em que passa a redigir páginas imortais impressas nas páginas do Umuarama Ilustrado.

É como o próprio autor define na apresentação: "Boa viagem pelo túnel do tempo!".

Mas, para além da nostalgia, o livro “Memórias de um Repórter” busca refletir sobre algumas das mais emblemáticas questões do presente, a fim de que "todos tenhamos um lugar ainda mais fraterno para viver no futuro".

Desnecessário dizer mais. Uma edição caprichada, com belíssimo acabamento, que sem a pretensão de estabelecer uma linha temporal cronológica, situa poética e criticamente a trajetória desse pedacinho de Paraná que tão bem sabe acolher a todos. Vinte crônicas imperdíveis!

NOTA EXPLICATIVA: Acabamento de primeira, capa dura, formato 25x25cm, São 180 páginas de histórias enriquecidas com fotos raras da época da abertura, fundação e colonização (década de 1950), impressas em cores e em papel de alta qualidade.

Como não possui fins lucrativos (não foi lançado para vendas em bibliotecas ou bancas de revistas), está à disposição de leitura e pesquisas exclusivamente nas bibliotecas de todas as escolas municipais, estaduais e particulares de Umuarama, bem como em museus históricos das cidades de Cascavel, Maringá, Londrina, Campo Mourão e Curitiba.

A finalidade do livro “Memórias de um Repórter” é levar informação sobre a história da Capital da Amizade para as novas gerações, além de ser fonte para pesquisas para a classe estudantil e para os professores. Vinte crônicas inspiradas e uma memorável viagem pelo túnel do tempo!

Por SÉRGIO SANTOS, jornalista , poeta e escritor

(*) Publicado em 5 de Janeiro de 2017 no Portal OBemdito

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também