Agronegócio, o salvador da economia brasileira nestes tempos de pandemia!
Com crescimento de 0,6% no primeiro trimestre de 2020 em comparação ao quarto trimestre de 2019, o agronegócio foi o único setor da economia brasileira a registrar alta no período. Os números foram divulgados em boletim sobre o PIB (Produto Interno Bruto) nacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no final de maio.
O agronegócio também registrou alta de 1,9% em análise ao mesmo período do ano passado. Como comparação, o PIB nacional caiu 1,5% em relação ao ao quarto trimestre de 2019.
“Este resultado pode ser explicado, principalmente, pelo desempenho de alguns produtos da lavoura com safra relevante no primeiro trimestre, como a soja, e pela produtividade, visível na estimativa de variação da quantidade produzida vis-à-vis a área plantada”, explicou o IBGE em análise no relatório.
Já a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, apontou que a logística tem papel fundamental nos números de crescimento do setor. “Temos tido sucesso com isso porque, além da grande safra que foi colhida neste verão, temos tido a logística absolutamente normalizada. Portanto, além do abastecimento dos 212 milhões de brasileiros, também temos conseguido cumprir a nossa missão de provedores de alimentos do mundo”, avaliou Tereza Cristina.
Mesmo com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o PIB Agropecuário deve crescer 2,5% em 2020, puxada pela safra de grãos. O cenário mais pessimista do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) aponta alta de no mínimo 1,3%.
A colheita da fase final da safra de grãos 2019/2020 deve apresentar números acumulados de 250,9 milhões de toneladas, número 3,6% superior ao colhido no ciclo passado, segundo dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).