Coronavírus impediu a volta da tradicional Festa das Nações!
No início do ano o prefeito Celso Pozzobom revelou que tinha um projeto que iria agradar e proporcionar momentos de muita alegria à população de Umuarama: resgatar a tradicional Festa das Nações, que no passado fazia muito sucesso na Capital da Amizade e acontecia anualmente no aniversário da cidade.
Diante dos prejuízos e riscos que a pandemia do coronavírus vem causando no Paraná, como no Brasil e no resto do mundo, esta semana Pozzobom anunciou que, infelizmente, não há condições financeiras e nem segurança para realizar as comemorações do 65º aniversário de fundação da Capital da Amizade em junho...
O projeto da nova Festa das Nações, prevista para os dias 19 a 21 de junho, contaria com uma estrutura montada no Lago Aratimbó onde as entidades montariam suas barracas para servir pratos típicos de colônias estrangeiras.
A intenção desse projeto era resgatar essa tradição que está esquecida há muitos anos, divulgar e valorizar o trabalho das entidades e ajudar na sua manutenção, pois os lucros da festa seriam revertidos para elas.
Além da Feira das Nações servindo comidas típicas, haveria outros atrativos no lago durante o evento, como parque de diversões, atrações culturais, a Expoflor (promovida pelo Provopar) e a Feira do Artesanato. O projeto estava elaborado, do qual participariam entidades representando as colônias Japonesa, Italiana e Alemã, além de uma barraca da culinária brasileira. Infelizmente, essa festividade está cancelada assim como o resto das comemorações do 65º aniversário de Umuarama. Fica para uma próxima vez... (ITALO FÁBIO CASCIOLA)