Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO MOBILE
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
FIQUEM EM CASA!!!
O coronavírus está circulando em Umuarama!!!
O 2º caso confirmado nos incluiu na lista de cidades com transmissão comunitária!
Publicado em 31/03/2020 às 11:10 Italo
O coronavírus está circulando em Umuarama!!!

O segundo caso confirmado de coronavírus incluiu Umuarama na lista de cidades com transmissão comunitária. As autoridades sanitárias não conseguiram identificar como a paciente – uma mulher de 23 anos que trabalha em um supermercado da cidade – teve contato com o vírus, pois ela não esteve com ninguém que viajou ao exterior, nos últimos dias, nem com pessoas que tenham manifestado suspeita da Covid-19.

Esse fato novo eleva o nível de alerta à população, que deve reforçar os cuidados preventivos. “O vírus está circulando na cidade e não sabemos quem pode estar infectado, por isso as medidas de proteção pessoais ganham ainda mais importância”, destacou a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini. “É que algumas pessoas serão assintomáticas – ou seja, podem não manifestar sinais da doença ou apresentar sintomas isolados, o que dificulta a identificação”, disse.

MAS O QUE É TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA?

O Ministério da Saúde publicou portaria na sexta-feira passada (20) decretando o estado de TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA do novo coronavírus (covid-19) em todo o Brasil. Com isso, as orientações para locais nessa modalidade de forma de disseminação do vírus passam a valer em todo o País.

A transmissão comunitária é uma modalidade de circulação na qual as autoridades de saúde não conseguem mais rastrear o primeiro paciente que originou as cadeias de infecção, ou quando esta já envolve mais de cinco gerações de pessoas.

Ela difere dos casos importados (quando uma pessoa adquire o vírus em viagens ao exterior) e da transmissão local (quando alguém é contaminado por contato com alguém infectado em outro país). As situações de transmissão comunitária significam que o vírus está mais disseminado, demandando cuidados mais efetivos.

Até ontem semana passada, essa classificação era atribuída pelo Ministério da Saúde a São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Porto Alegre, Belo Horizonte e a região Sul de Santa Catarina.

Quando há transmissão comunitária, agora em todo o país, a orientação é de isolamento por duas semanas de pessoas com sintomas e das que moram no mesmo espaço de quem apresentou sinais da infecção. Isso implica ficar definitivamente em casa e evitar a todo custo não apenas aglomerações, como a circulação fora de casa.

SINTOMAS DO NOVO CORONAVÍRUS

De acordo com a portaria, são considerados sintomas do novo coronavírus “tosse seca, dor de garanta ou dificuldade respiratória, acompanhada ou não de febre, desde que seja confirmado por atestado médico”. Além dos sintomas, o isolamento também depende de prescrição médica, razão pela qual pessoas com sintomas devem procurar um médico para verificar o estado de saúde e confirmar a orientação.

ATESTADO MÉDICO

O atestado ofertado pelo médico para a pessoa que apresentar esses sinais será estendido também aos familiares ou outros que residem com ela. Para isso, o paciente deve informar o nome completo dos demais parentes ou moradores da casa. Se esses coabitantes vierem a apresentar sintomas, poderão solicitar um novo atestado médico, dentro do prazo previsto de 14 dias.

O atestado faz-se necessário para justificar o afastamento do trabalho, evitando, assim, qualquer sanção caso o empregador mantenha as atividades.

IDOSOS

Já os idosos acima de 60 anos devem “observar o distanciamento social, restringindo seus deslocamentos para realização de atividades estritamente necessárias, evitando transporte coletivo, viagens e eventos esportivos, artísticos, culturais, científicos, comerciais e religiosos e outros com concentração próxima de pessoas”.

FONTE OFICIAL: Com informações do Ministério da Saúde

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Comentários
Veja também