Exército entra na ‘guerra’ contra a dengue aqui no Noroeste!!!
O Comitê Intersetorial de Controle da Dengue no Paraná, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde, está organizando uma grande mobilização de combate à doença em 60 municípios que apresentam os maiores índices de incidência de casos confirmados.
A ação acontecerá no próximo sábado (21), com organização da Defesa Civil e participação de 600 soldados do Exército, militares estaduais da Secretaria da Segurança Pública, 60 integrantes da Defesa Civil municipal, além de técnicos da vigilância ambiental das cidades envolvidas.
“É uma ação estratégica. Vamos fazer um grande arrastão com remoção técnica de criadouros, replicando o trabalho que a Vigilância Ambiental da Sesa já vem fazendo em algumas cidades e que já apresentou resultados positivos de redução da infestação”, explica o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
“Combater a dengue é também uma questão de segurança, pois cidadãos com saúde estão seguros e preparados para as atividades do dia a dia”, afirma o secretário de Estado da Segurança Pública. “É neste sentido que a Secretaria da Segurança está apoiando e contribuindo para a realização das ações contra a dengue no Paraná”.
Nesta quarta-feira (18), a Secretaria da Saúde vai promover a capacitação dos participantes por videoconferência. “Soldados, profissionais da Sesp e coordenadores da Defesa Civil estarão nas sedes regionais e nas unidades do Exército recebendo as orientações para esta operação”, explica o tenente-coronel Antonio Geraldo Hiller, da Defesa Civil.
CIDADES DA REGIÃO DE UMUARAMA
Entre os municípios que receberão as equipes para esta mobilização estão Xambrê, Icaraíma, Douradina, Cruzeiro do Oeste, Cafezal do Sul, Alto Paraíso, Brasilândia do Sul, Alto Piquiri, Altônia, Nova Olímpia, Tuneiras do Oeste e Ivaté
FONTE: Secretaria de Estado da Saúde