Doença antiga: a dengue existe no Paraná desde o século 19!!!
Aedes Aegypti, o nome do temido mosquito transmissor da dengue, significa “odioso do Egito”. De acordo com pesquisas do Instituto Oswaldo Cruz, o mosquito transmissor da dengue é originário do Egito, na África, e vem se espalhando pelas regiões tropicais e subtropicais do planeta desde o século 16, período das Grandes Navegações. Admite-se que o vetor foi introduzido no Novo Mundo, no período colonial, por meio de navios que traficavam escravos.
Além disso, relatos da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) mostram que a primeira epidemia de dengue no continente americano ocorreu no Peru, no início do século 19, com surtos no Caribe, Estados Unidos, Colômbia e Venezuela.
No Brasil, os primeiros relatos de dengue datam do final do século XIX, em Curitiba (PR), e do início do século XX, em Niterói (RJ). No início do século XX, o mosquito já era um problema, mas não por conta da dengue -- na época, a principal preocupação era a transmissão da febre amarela.
Em 1955, o Brasil erradicou o Aedes aegypti como resultado de medidas para controle da febre amarela. Contudo, o relaxamento das medidas adotadas levou à reintrodução do vetor em território nacional, no final da década de 1960. Hoje, o mosquito é encontrado em todos os estados brasileiros. (ITALO FÁBIO CASCIOLA)
FONTES: Instituto Oswaldo Cruz e Ministério da Saúde