“Fumacê” será usado nas ruas de Umuarama no combate ao mosquito
Com 332 casos confirmados de dengue até a quinta-feira passada (6), Umuarama passou a enfrentar epidemia da doença apesar de todos os esforços e mobilização do poder público e da sociedade.
Apenas nas duas últimas semanas foram registrados mais de 100 pessoas com a doença, um volume atípico para a época do ano. Diante da situação, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde pretende intensificar ainda mais ações de bloqueio e combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti.
A coordenadoria solicitou ao governo do Estado a liberação de um veículo para pulverização pesada (UVB) que deve percorrer toda a cidade, fechando um cerco a partir dos locais onde há maior incidência. “O fumacê visa eliminar o mosquito na fase adulta, que é quando ele pica uma pessoa infectada pela dengue e transmite a doença. Mas ele elimina um ciclo de vida do mosquito, apenas. O cuidado com o quintal precisa ser redobrado”, alertou a chefe da Vigilância em Saúde, Maristela de Azevedo Ribeiro.
É necessário eliminar os locais que possam abrigar criadouros em suas residências e quintais e evitar que se crie uma nova geração do mosquito.